Esportes

O que faz um clube de futebol adicionar uma estrela ao escudo? Conheça alguns casos curiosos

Conheça o que representam as estrelas de alguns clubes do futebol brasileiro

Por Da Redação

O que faz um clube de futebol adicionar uma estrela ao escudo? Conheça alguns casos curiosos
Glória! Conquistas! Orgulho Histórico! No mundo do futebol, muitos fatores determinam a inclusão das estrelas no escudo de um clube. Em alguns países, normas determinam e policiam esta medida. Mas e no Brasil? O que pode e o que não pode em relação às famosas e cobiçadas estrelas?
Diferente de países como Alemanha e Itália, em que as federações determinam o uso e inclusão, no Brasil não existem critérios sobre o uso das estrelas nos escudos das equipes, muito menos sobre outras particularidades como tamanho, cor e posição no uniforme.
Em Salvador, o assunto foi pauta recorrente em 2023, após o título do Vitória no Campeonato Brasileiro da Série B, e retornou agora com o clube incluindo oficialmente a estrela em seu uniforme. Entretanto, ao contrário do que os torcedores rivais questionaram, o Leão poderia sim incluir a conquista como parte de seu escudo, assim como qualquer outro título ou até mesmo homenagens para algum atleta ou feito relacionado a agremiação. 
Conheça alguns casos curiosos em relação às estrelas utilizadas nos escudos das equipes brasileiras:
São Paulo
Talvez seja o caso mais curioso do futebol nacional. Enquanto as três estrelas vermelhas são referência aos mundiais de clubes de 1992, 1993 e 2005, as duas amarelas são referência ao bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, que conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos de Helsink 1952 e Melbourne 1956 no salto triplo. Adhemar fazia parte da equipe de atletismo do clube paulista.

Santa Cruz
É normal que os clubes organizem uma miscelânia de estrelas com significados distintos para cada uma delas. Um dos casos mais curiosos é o do Santa Cruz, que utiliza cinco estrelas na parte de baixo do escudo para simbolizar o penta estadual de 1969 a 1973 e mais três na parte de cima para o Supercampeonato Pernambucano de 1957, 1976 e 1983.

Grêmio
Outra miscelânia de estrelas que tem cores diferentes para diferenciar as conquistas é do Grêmio. Entretanto, este caso o Imortal gaúcho preferiu dar enfase a cor e não a quantidade, com uma simbologia diferente de outras associações: Acima do seu escudo, a dourada representa o Mundial de Clubes de 1983, a prateada representa as três libertadores do clube (1983, 1995 e 2017) e a bronzeada simboliza os Brasileiros de 1981 e 1995

Náutico
Alguns clubes adicionam estrelas dentro dos seus escudos, mudando assim a identidade visual da equipe. Este é o caso do Náutico, que leva no alto do emblema as seis estrelas do hexa estadual (1963 a 1968) e na parte de baixo uma estrela branca simbolizando o estadual conquistado no centenário da equipe (2011).

Palmeiras
Outro caso de estrelas dentro do escudo, o Palmeiras tem oito corpos celestes para representar a fundação do clube no mês de agosto. Além deles, também adicionou na sua camisa uma estrela vermelha pela conquista da Taça Rio de 1951. 

ABC de Natal
Também com estrelas no escudo, o ABC ostenta para conquistas consideradas as mais importantes de sua história. As quatro menores, dentro do escudo, são para conquista do profissional, aspirante, juvenil e infantil no estadual de 1954. A maior - dentro do escudo - vai para o estadual conquistado nos 150 anos de Independência do Brasil. E a maior, fora do emblema, vale pela Série C de 2010.

Botafogo e Cruzeiro

Neste caso, temos duas equipes que tem as estrelas como composição do emblema original de suas equipes. E nos dois casos, as estrelas remetem aos corpos celestes que pertencem ao céu brasileiro. No caso do cruzeiro, a referência remete ao próprio nome e as cores do clube, que referenciam a constelação do Cruzeiro do Sul, símbolo nacional e presente na bandeira e no brasão de armas do país. Já o Botafogo tem uma referência a estrela d'alva, que na verdade é o planeta Vênus, e um contexto histórico para o seu uso. Segundo a história do clube, os remadores botafoquenses tinham o corpo celeste como objeto mais brilhante no céu enquanto treinavam na madrugada.

Atlético de Alagoinhas, Fluminense de Feira e Bahia de Feira
Clubes baianos com conquistas estaduais, as três agremiações têm estrelas para representar as conquistas estaduais de cada um. Sendo assim, o Carcará de Alagoinhas e o Touro do Sertão levam duas estrelas em seu peito, enquanto o Tremendão leva uma estrela.

Galícia e Botafogo da Bahia
Outros clubes baianos com estrelas nos escudos, Galícia e Botafogo tem normas distintas para o seu uso nos uniformes. O Granadeiro Azulino preferiu simbolizar seu maior feito, colocando três estrelas para representar o primeiro tricampeonato baiano da história. Já o Diabo Rubro leva uma estrela com o número sete dentro do símbolo, representando os sete títulos baianos que conquistou.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.