Salvador deve enfrentar chuvas intensas no fim de semana, alerta Inema
Previsão indica fim de semana com instabilidade e alerta para alagamentos em Salvador e Região Metropolitana
Por Lucas Pereira.
O tempo segue instável em Salvador e em outras regiões do litoral baiano neste fim de semana, segundo alerta emitido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A atuação de uma frente fria mantém o céu nublado e favorece a ocorrência de chuvas, especialmente na capital, na Região Metropolitana (RMS) e o Recôncavo Baiano.
Nas últimas 24 horas, Salvador registrou 100,2 mm de chuva, um dos maiores acumulados do estado. No sábado (3), a frente fria deve se intensificar sobre a faixa litorânea, mantendo a previsão de chuvas moderadas a fortes em Salvador e RMS. Há risco de ventos mais intensos e incidência de raios, com a temperatura variando entre 24 °C e 28 °C, na capital.
O que são trombas-d'água? Fenômeno é registrado por moradores de Salvador
Já no domingo (4), o Inema aponta que o volume de chuvas mais expressivo deve se concentrar no Litoral Norte. Em Salvador, a previsão é de chuvas isoladas ao longo do dia, com períodos de variação de nebulosidade. A condição de instabilidade persiste também na segunda-feira (5), embora com menor intensidade, e ainda há possibilidade de pancadas isoladas.
Cidades como Simões Filho, na RMS, registraram acumulados acima de 100 mm. Outras localidades com altos volumes incluem Itacaré (218 mm), Taperoá (141,6 mm) e Igrapiúna (136,6 mm).
Orientações
Diante da previsão, o Inema orienta a população a evitar abrigos sob árvores durante rajadas de vento, por conta do risco de quedas e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Em caso de alagamentos ou deslizamentos, é recomendável acionar imediatamente a Defesa Civil de Salvador ou a estadual.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).