Programa de bolsas de estudo para negros tem inscrições prorrogadas

O programa de bolsas de estudo oferece apoio financeiro e mentoria a estudantes negros aprovados em universidades no exterior

Por Da Redação.

O prazo de inscrições para a segunda edição do Edital Black STEM, programa voltado ao apoio de estudantes negros em universidades no exterior, foi prorrogado até o dia 12 de maio. Inicialmente, as candidaturas seriam encerradas nesta quarta-feira (1), mas a organização decidiu estender o período.

O programa de bolsas de estudo oferece apoio financeiro e mentoria a estudantes negros aprovados em universidades no exterior. Foto: Instituto Baobá

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do formulário disponível na página oficial do Fundo Baobá. O resultado com a lista de selecionados será divulgado em 8 de julho.

O programa

Promovido pelo Fundo Baobá para Equidade Racial, com apoio da B3 Social, o programa tem como objetivo fortalecer a trajetória acadêmica de pessoas negras (autodeclaradas pretas ou pardas) nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática — conhecidas pela sigla internacional STEM.

Nesta edição, serão oferecidas três bolsas complementares no valor de R$ 35 mil cada, destinadas a cobrir despesas anuais de permanência no exterior, como moradia, transporte, alimentação, materiais acadêmicos e mensalidades.

Além do apoio financeiro, os selecionados terão acesso a uma rede de suporte com mentorias individuais e coletivas, acompanhamento psicológico, interação com lideranças negras e participação em ações promovidas pelo Fundo Baobá e instituições parceiras.

Em 2024, quatro estudantes foram contemplados pelo programa, atualmente matriculados em cursos como ciência da computação, engenharia aeroespacial e pilotagem marítima, em países como China, Estados Unidos e Portugal.

Requisitos para candidatura

Podem se inscrever pessoas negras, brasileiras natas ou naturalizadas, que tenham sido aprovadas em cursos de graduação nas áreas de ciências exatas, experimentais e da saúde, tecnologia, matemática ou engenharias em instituições de ensino superior estrangeiras, com início das aulas previsto para 2025.

Também são aceitos candidatos que estejam em estágio avançado de processo seletivo em universidades internacionais. É necessário ter sido aprovado em algum programa de bolsa de estudos (integral ou parcial) da própria instituição ou de outra fonte financiadora. Cursos em universidades públicas que ofereçam subsídio total ou parcial também são considerados elegíveis.

O programa de bolsas de estudo oferece apoio financeiro e mentoria a estudantes negros aprovados em universidades no exterior. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

*Com informações da Agência Brasil

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.