Libertadores: Conheça os clubes que estão no caminho do Bahia na competição
Sorteio da pré-libertadores colocou o The Strongest frente ao Bahia, com o vencedor enfrentando o classificado entre Boston River e Ñublense
Com a realização do sorteio da fase preliminar, realizado nesta quinta-feira (19) no Paraguai, o Bahia conheceu o seu caminho para a fase de grupos na competição continental. Enquanto o Tricolor enfrenta o The Strongest, da Bolívia, na segunda fase, Ñublense do Chile e Boston Ríver do Uruguai são os prováveis adversários em uma suposta classificação para a terceira fase.
Mas quem são os clubes que estão no caminho do Esquadrão na Libertadores? Conheça um pouco a história das equipes que disputam a edição 2025 do torneio continental.
The Strongest
Segundo maior vencedor do futebol boliviano, a equipe tem se tornado um clube recorrente na disputa da Taça Libertadores da América. Em sua 31ª participação no torneio, a 14ª em sequência, o Tigre vem de uma campanha histórica realizada na última edição da competição, quando se classificou na primeira fase do grupo - à frente de Grêmio, Huachipato e Estudiantes de La Plata - e caiu nas oitavas, perante o Peñarol.
O clube tem como estádio o Rafael Mendoza Castellón, de 14 mil pessoas, mas utiliza para jogos de grande apelo o tradicional estádio Hernando Siles, o maior do país. A equipe é temida por muitos adversários por estar localizada em La Paz, a metrópole com maior altitude em relação ao nível do mar no mundo.
Além disso, a torcida e o próprio The Strongest têm sua história atrelada totalmente à cultura da cidade de La Paz e ao povo boliviano. O seu grito de guerra mais famoso, K'alatakaya Huarikasaya, vem povo indigena aimará e se tornou marcante para os torcedores aurinegros por ser utilizado não só dentro de campo, mas em uma batalha importante da história do país
Durante a guerra do Chaco, de 32 a 35, o clube interrompeu suas atividades e cedeu dirigentes, torcedores e atletas para o exército boliviano contra os paraguaios. Uma das batalhas deste conflito ficou conhecido como Cañada Strongista, na qual um regimento militar formado por membros do clube conseguiu uma vitória significativa e utilizou este grito como motivador perante as adversidades.
Em 1969, a equipe sofreu uma das maiores tragédias do futebol mundial, quando todo o seu time titular de futebol perdeu a vida em um acidente aéreo conhecido como a Tragédia de Viloco. O acidente ocasionou a criação de um mausoleu do clube, em que atletas perdidos nesta ocasião e outros marcantes que vieram a falecer anos depois são sepultados no local.
Na atual temporada, o clube se classificou como o melhor colocado da tabela acumulada da temporada, com exceção dos campeões dos torneios de 2024.
Ñublense
Equipe chilena da cidade de Chillán, região vulcânica de Ñuble e a 400km da capital Santiago, o Ñublense é um clube centenário que passou a figurar em torneios internacionais desde 2008, com 2025 sendo sua segunda participação da Taça Libertadores da América. Na primeira, em 2023, mandou seus jogos na cidade de Concepción - a 450km da capital - no estádio Ester Roa Rebolledo. No cenário local, manda seus jogos no Estádio Bicentenário Municipal Nelson Oyarzún, em sua própria cidade.
A equipe tem papel modesto no cenário chileno, com 16 participações na elite nacional. O clube voltou à primeira divisão em 2021 e desde então tem participado ativamente da competição. Em 2022 foi vice-campeão nacional e chegou a fase de grupos da Libertadores 2023 , enfrentando Racing, Flamengo e Aucas. Ficando em terceiro da chave, foi a Copa Sul-Americana do mesmo e eliminou o rival Audax Italiano, caindo na fase seguinte - nos pênaltis - contra a LDU.
Com duas campanhas de meio de tabela em 2023 e 2024, se classificou para a Libertadores de 2025 por conta do vice-campeonato da Copa Chile, quando perdeu o título para Universidad de Chile.
É uma equipe integrada a sua cidade, com torcedores formados não só entre os trabalhadores e comerciantes locais, como também integrando torcedores organizados mais violentos e protagonistas de desordens públicas contra clubes das regiões vizinhas.
Boston River
Clube uruguaio com 85 anos de existência, o Boston River é um clube que originalmente tinha alfaiates em sua formação, o que lhe rende até hoje o apelido de El Sastre (“Os Alfaiates”). Apesar de octogenário, a equipe chegou na primeira divisão nacional apenas em 2016 e até o momento segue na elite nacional sem nunca ter sido rebaixado.
Disputou muitas competições de bairro e se profissionalizou apenas nos anos 50, ficando em hiato por um grande período e retornando ao profissionalismo em 1999. É considerado como segundo clube-empresa do país, em 2009. Nos anos seguintes teve inúmeras tentativas de chegar a elite, o que aconteceu apenas em 2016.
O Boston River não possui um estádio próprio, com seu campo tradicional localizado no Bairro Bolívar em Montevidéu. Isso faz com que o time rubro-verde manda seus jogos em cidades próximas da capital uruguaia, mudando de sede ao longo dos anos. Desde 2022 manda seus jogos no Estádio Juventud Parque Artigas, com capacidade para 6 mil pessoas, na cidade de Las Piedras. Na disputa de torneios internacionais, utilizou três estádios: o Parque Central (37 mil pessoas), Estádio Nasazzi (10 mil) e Centenário (60 mil).
O clube chega a sua segunda libertadores, sem conseguir ainda passar da fase preliminar. Em 2023, primeira participação da equipe, os alfaiates superaram o Zamora da Venezuela e caíram perante o Huracán da Argentina.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).