Deputados analisam instalação de CPI na Assembleia da Bahia para investigar Ednaldo e FBF; "o povo baiano merece resposta"
Régis externou há duas semanas o desejo de formar uma comissão parlamentar de inquérito para apurar atuação da instituição e da gestão de Ednaldo, que ficou à frente da entidade por 18 anos
O setor jurídico da liderança da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) segue analisando a possibilidade de propor a formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e o ex-presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, atual presidente em exercício da Confederação Brasileira da modalidade (CBF).
A informação foi confirmada ao Aratu On na manhã desta sexta-feira (26/11) pelo líder da bancada oposicionista na Casa, deputado estadual Sandro Régis (DEM). “O jurídico está estudando o assunto”, resumiu.
Régis externou há duas semanas o desejo de formar uma comissão parlamentar de inquérito para apurar atuação da instituição e da gestão de Ednaldo, que ficou à frente da entidade por 18 anos – entre 2001 e 2019, quando foi substituído por Ricardo Lima, atual presidente.
Segundo divulgação realizada pela assessoria de imprensa do deputado, o objetivo é responder as seguintes perguntas:
• Por que o futebol baiano mantém a mesma estrutura de poder há mais de 20 anos?
• Como é o processo eleitoral para a presidência da FBF?
• Qual é a influência atual de Ednaldo Rodrigues na FBF?
"Também vamos procurar saber como a FBF trabalha para proteger os clubes baianos de prejuízos com a arbitragem brasileira. Queremos transparência acima de tudo. O povo baiano, tão apaixonado por futebol, merece respeito e precisa de respostas", disse o parlamentar, em nota enviada à imprensa.
A afirmação foi motivada pelos erros da arbitragem no jogo em que o Bahia foi derrotado por 3 a 0 para o Flamengo, no Maracanã, no dia 11 deste mês, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. A repercussão acelerou a demissão de Leonardo Gaciba do comando da Comissão de Arbitragem da CBF, consumada e divulgada no dia seguinte ao jogo. O vice Alício Pena Júnior ficará no cargo até o fim da Série A.
Procurada pela reportagem, a FBF não quis se manifestar o sobre o assunto. A assessoria da CBF, por sua vez, informou que Ednaldo cumpre agenda em Montevidéu (Urugual), onde será realizada a final da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo, neste sábado (27/11) e, por conta disto, está impossibilitado de repercutir sobre o assunto no momento. (Matéria atualizada às 12h10 com o posicionamento relacionado a Ednaldo Rodrigues)
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.