Carro utilizado em ataque contra o Bahia pertence ao presidente da Bamor, diz comandante do BEPE; vídeo
Pela gravação, é possível ver que o grupo ficou no canteiro central aguardando pelo veículo. Assim que avistam o ônibus, o grupo lança os artefatos. Um deles acaba explodindo do lado de fora, perto dos homens. Fogos de artifício também são lançados.
O comandante do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), Coronel Elbert Vinhático, confirmou que um dos carros utilizados no ataque ao ônibus do Bahia, na noite dessa quinta-feira (24/2), pertence ao presidente da Bamor, a maior torcida organizada do time, Half Silva.
"Sim, pertence. Está em poder do presidente da Bamor", disse o coronel, em entrevista ao vivo para a TV Record, na tarde desta sexta (25).
Por volta das 17h de hoje, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), por meio de nota, informou que integrantes "de uma torcida organizada do E.C. Bahia" são suspeitos de praticarem ataque com artefatos explosivos contra o ônibus da equipe baiana.
Em menos de 24 horas, o BEPE chegou até um dos suspeitos, dono de um dos carros envolvidos no crime, através de imagens de câmeras de segurança. O homem foi encontrado na Rua do Salete, no bairro dos Barris, e em seguida apresentado na 6ª Delegacia Territorial (DT) de Brotas, nesta sexta.
O outro carro identificado no local do ataque também está no nome de outro integrante da torcida organizada. As Polícias Civil e Militar seguem coletando imagens do momento em que o ônibus foi atingido e ouvindo testemunhas.
"Estamos atuando em conjunto para localizar todos os envolvidos. A população pode ajudar denunciando através do telefone 181. Os carros possivelmente utilizados foram um do modelo HB20, cor branco, e outro modelo Duster, cor verde escuro", destacou o comandante do Bepe, tenente-coronel Elbert Vinhático.
Vale destacar que, ainda na noite dessa quinta-feira, em nota oficial sobre o ataque, a Bamor criticou os jornalistas, afirmando que portais publicaram que integrantes da torcida organizada teriam cometido os "atos de vandalismo".
"Esperamos que essa situação lamentável seja apurada e que os envolvidos sejam devidamente punidos no rigor da lei. Prestamos toda solidariedade aos atingidos e reforçamos a nossa posição de apoio incondicional a nossa razão de existir.", diz o comunicado. "Aproveitamos também para repudiar a posição infundada de parte da imprensa que acusa nossos membros de participarem deste ato. Sabemos que sensacionalismo barato faz parte da rotina de vocês e o sentimento é de total desprezo para esse tipo de 'jornalismo'".
CÂMERAS
Câmeras de segurança próximas ao atentado, na região da Arena Fonte Nova, registraram o momento do crime. O ônibus levava o Esporte Clube Bahia para a partida contra o Sampaio Côrrea, pela Copa do Nordeste. As imagens mostram que pelo menos seis homens, em dois carros diferentes, participaram do atentado.
Pela gravação, é possível ver que o grupo ficou no canteiro central aguardando pelo veículo. Assim que avistam o ônibus, o grupo lança os artefatos. Um deles acaba explodindo do lado de fora, perto dos homens. Fogos de artifício também são lançados.
Assim que ocorre a explosão, eles correm para os carros, que haviam sido deixados na pista. Um deles é um HB20 de cor branca e o outro é uma picape de cor verde escuro.
Vídeo: câmeras de segurança flagram momento de atentado ao Bahia; ao menos seis homens participaram. Saiba mais: https://t.co/SD7sEaXyQt pic.twitter.com/lDyKTbjoCz
— Aratu On (de 🏠) (@aratuonline) February 25, 2022
LEIA MAIS: Vídeo: câmeras de segurança flagram momento de atentado ao Bahia; ao menos seis homens participaram
EM TEMPO
No dia 1º de janeiro deste ano, a Bamor foi ao, para cobrar à diretoria e jogadores do clube por resultados. O presidente Guilherme Bellintani estava no local e foi cobrado pessoalmente pelos torcedores.
Em um dos vídeos obtidos pela reportagem do Aratu On, é possível ver uma cobrança mais dura de um dos integrantes da organizada. “Vai procurar onde é a residência, vai vir aqui direto com o “busu”, vai ficar escoltando lá na frente. Vai fazer o demônio. (trecho inaudível). Se a gente não ver sangue, não dar duro, vai ser o diabo e nós aqui com vocês”, disse o torcedor.
Em nota publicada no Instagram, a Bamor afirmou que foi ao centro de treinamento do Tricolor para “mostrar indignação com o que vêm ocorrendo dentro do clube”.
“Cobramos da nossa forma, direta e olho a olho com cada jogador. O recado foi dado, é o início de todas às outras que terão durante a temporada caso o Bahia não tenha uma postura vencedora e compatível com a força da nossa torcida. Apoiaremos e cobraremos na mesma intensidade O ANO TODO!”, diz trecho da nota.
“Não aceitaremos nada menos que um time competitivo e o acesso nesse ano, não importa às circunstâncias, cumpram com seus papéis!”, conclui o comunicado.
VEJA OS REGISTROS DO PROTESTO:
Em protesto, torcida organizada do Bahia ameaça jogadores no CT Evaristo de Macedo; clube vai prestar queixa. Veja registros: pic.twitter.com/0ZonFTOqDe
— Aratu On (de 🏠) (@aratuonline) January 8, 2022
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.