AL-BA homenageia Barroso, do STF, e faz debate sobre VLT; veja agenda

Programação da semana inclui tributo a Barroso, debates sobre VLT e meio ambiente, e atividades culturais

Por Da Redação.

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) terá uma semana marcada por uma programação diversificada, com atividades políticas, culturais e institucionais. Um dos principais destaques será a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, que será homenageado com a Comenda 2 de Julho e o Título de Cidadão Baiano, em sessão especial na sexta-feira (23), às 15h30. As honrarias foram propostas, respectivamente, pela Mesa Diretora da ALBA e pelo deputado Angelo Coronel Filho (PSD). A cerimônia deve contar com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do prefeito de Salvador, Bruno Reis.

A agenda começa na segunda-feira (19), às 15h, com uma sessão especial em homenagem póstuma ao ex-deputado Paulo Jackson. A atividade, proposta pelo líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), marca os 25 anos do falecimento do parlamentar, reconhecido por sua atuação como sindicalista, militante e político. Jackson morreu em um acidente de ônibus a caminho de uma reunião sobre o uso da água no interior do estado.

+ Gripe aviária no Brasil: ovos suspeitos serão destruídos

Presidente do STF, Barroso será homenageado na AL-BA | Foto: José Cruz/Agência Brasil

Na terça-feira (20), às 9h, a Comissão de Infraestrutura realiza audiência pública sobre o novo traçado do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O evento, proposto pelo deputado Robinson Almeida (PT), acontece no Auditório Jornalista Jorge Calmon e deve contar com a presença de secretários estaduais. O projeto prevê 36,4 km de extensão, com 34 paradas, e tem entrega prevista até 2027.

+ Entenda ponto a ponto como será o VLT de Salvador

+ Fotos e vídeos: veja andamento das obras do VLT de Salvador

A pauta ambiental será abordada na quarta-feira (21), às 9h30, em audiência pública promovida pela Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo deputado José de Arimateia (Republicanos). A discussão acontece nas salas de Comissões Herculano Menezes / Luis Cabral e abordará o pagamento por serviços ambientais (PSA), política de incentivo à conservação de ecossistemas. A iniciativa ganha relevância após o envio, pelo governador Jerônimo Rodrigues, de um projeto de lei que institui a Política e o Programa Estadual de PSA. Também será debatida a cobrança da EMBASA pelo uso da água bruta por sistemas irrigantes, questão que gera polêmica no setor agrícola.

Na quinta-feira (22), a programação começa às 10h com uma sessão especial em celebração ao Dia Nacional da Defensoria Pública. A homenagem, proposta por Rosemberg Pinto (PT), destaca a atuação da instituição na garantia de direitos para a população em situação de vulnerabilidade. No mesmo dia, às 15h, será realizada uma sessão especial em celebração ao centenário de nascimento de Mãe Stella de Oxóssi. A iniciativa, das deputadas Fabíola Mansur (PSB) e Olívia Santana (PCdoB), reconhece o legado da ialorixá na valorização das religiões de matriz africana.

VLT será discutido por deputados na AL-BA | Foto: divulgação/GOVBA

Na área cultural, o projeto ALBA Cultural promove, na terça-feira (20), às 15h30, o lançamento de três livros de autores ligados ao jornalismo baiano: O Andarilho da Cidade da Bahia, de Tasso Franco; Personagens de Ipiaú, de José Américo Castro; e Museu do Chico, de Chico Ribeiro Neto. O evento celebra o reencontro dos escritores com suas raízes literárias.

Durante toda a semana, o espaço da ALBA também recebe a exposição Salve o Verde!, da artista plástica Juçara Freire, composta por 16 telas que dialogam com a preservação ambiental. “A arte exerce um papel importante de incentivar, de transmutar, de influenciar, de mobilizar. Esse é o meu interesse nesse chamado: Salve o Verde!”, afirma a artista na apresentação da mostra.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.