Esportes

Salvador se candidata para receber Copa do Mundo feminina em 2027, diz site

Em parceria com as prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo, a CBF confia no sucesso de uma nova candidatura brasileira na rota de grandes eventos esportivos

Por Matheus Caldas

Salvador se candidata para receber Copa do Mundo feminina em 2027, diz siteDivulgação
Salvador pode ser uma das cidades-sede da Copa do Mundo feminina de 2027. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, viaja para o congresso da Fifa, que será realizado no dia 16 de março em Kigali, Ruanda, para ratificar a candidatura brasileira para sediar a competição. Além da capital baiana, prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo, Belém, Fortaleza, Cuiabá, Manaus e o Distrito Federal já sinalizaram interesse em receber os jogos em 2027.
Segundo o site ge.globo, em parceria com as prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo, a CBF confia no sucesso de uma nova candidatura brasileira na rota de grandes eventos esportivos, quase uma década depois da Copa do Mundo masculina (2014) e sete anos após a Olimpíada (2016). O dirigente já recebeu manifestações de outras cidades interessadas em sediar o Mundial feminino.
"A nossa ideia é ter um evento grandioso, que a gente possa mostrar para o mundo que o Brasil é um país organizado, com condições de realizar grandes eventos. Ainda é cedo para falar de custos e orçamento para a Copa. A partir do momento que a Fifa sinalize, vamos fazer orçamento e buscar tudo que é possível. Mas tenho certeza que, independentemente do custo, é investimento no futebol brasileiro, para que o país tenha economia mais aquecida. Demanda várias cadeias para além do futebol", afirmou Ednaldo Rodrigues em entrevista ao portal.
Em concorrência com a Alemanha, Holanda e Bélgica - que manifestaram oficialmente o desejo de candidatura conjunta pela competição feminina - e a África do Sul, através da federação do país, a SAFA, a candidatura brasileira tem a expectativa de se destacar na rota dos grandes eventos esportivos. O Secretário Nacional do Futebol e de Direitos do Torcedor, José Ferrarezi, destacou que "todo mundo quer" receber os jogos do Mundial da Fifa, caso o Brasil vença a concorrência.
Após a reunião na Fifa, a ministra do Esporte, Ana Moser, e o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, têm encontro para debater aspectos do caderno de encargos - lista de exigências da Fifa para escolha das sedes.
Para a Copa de 2014 - a segunda da Fifa sediada pelo Brasil (a primeira foi em 1950) -, foram escolhidas 12 cidades-sedes entre 18 que manifestaram interesse. Ficaram de fora Belém, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Rio Branco e Teresina. Para as construções, reformas e modernizações de estádios, que muitos viraram arenas multiuso e encolheram com as mudanças de arquitetura entre outras alterações, foram gastos estimados em R$ 27,1 bilhões - a maioria saindo de cofres públicos. Reportagem do ge do ano passado mostra que governos estaduais, concessionárias e clubes responsáveis por estádios usados na Copa do Mundo de 2014 ainda devem no mínimo R$ 1,5 bilhão em financiamento.
Sede de jogos da Copa masculina em 2014, Salvador já recebeu, em 2013, jogos da Copa das Confederações. A capital baiana também foi palco de partidas da Olimpíada de 2016 e da Copa América de 2019.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.