AO VIVO Últimas Notícias
14/09/2022 15h50 | Atualizado em 14/09/2022 15h51

Jogadora de rúgbi é suspensa por chamar rainha Elizabeth de “cadela burra”

A crítica foi feita nas redes sociais da jogadora, no entanto, após oito horas, a publicação foi apagada. Poré, o tempo foi suficiente ara que medidas enérgicas fossem tomadas.

Jogadora de rúgbi é suspensa por chamar rainha Elizabeth de Foto: redes sociais
Da Redação

Na última quinta-feira (8/9), a morte da rainha Elizabeth gerou um misto de opniões a respeito da trajetória e legado da monarca. Enquanto alguns lamentavam, outros utlizaram as redes sociais para "comemorar" a morte. A atleta australiana Caitlin Moran, de origens indígenas, foi uma das pessoas que celebrou, a chamando de "cadela burra". 

A crítica foi feita nas redes sociais da jogadora. No entanto, após oito horas, a publicação foi apagada. Porém, o tempo foi suficiente ara que medidas enérgicas fossem tomadas. A liga nacional de rúgbi da Austrália (NRL) suspendeu a jogadora – foi o primeiro caso de uma punição extracampo dada pela organização da competição.

Ficou entendido que que Caitlin passou do limites e ofendeu a rainha. Apesar de a Austrália ser um país independente, ainda faz parte da Comunidade Britânica. Deste modo, a rainha Elizabeth II foi chefe de Estado e monarca da nação da Oceania por 70 anos. Por ter suas raízes ligadas aos povos originários da Austrália, Caitlin era contra a figura da rainha – marcada pelo colonialismo e imperialismo em seu país durante o século XX -.

"Hoje é um p*** bom dia, tio Luke (Luke Coombs, cantor de country) anuncia sua turnê e essa cadela burra morre. P*** sexta-feira feliz", postou a jogadora em suas redes sociais. Antes de ter sua publicidade anunciada pela liga, Caitlin não jogou na final de semana, na derrota do seu tempo, o Newcastle Knights, para o Sydney Roosters.

"A liga de rugby é um jogo inclusivo e tem um relacionamento forte e causado com comunidades. Independentemente de quaisquer pareceres, todos os funcionários e funcionários devem aderir aos padrões esperados pessoais e, nesta ocasião, os comentários públicos feitos pela jogadora danos ao jogo", afirmou uma organização da competição em nota.

Um técnico do Newcastle, Ronald Griffith, defendeu a atleta. "A relação entre os povos indígenas e a monarquia é complicada. Se Caitlin fez uma investigação pela Unidade de Integridade e não trabalharemos no processo." Decidimos suspender um atleta por uma partida, colocar uma multa de 25% sobre seu salário e irá combinar para um treinamento adequado para uso das redes sociais.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Fonte: Da redação