Criança morre após cair em cânion no RS; resgate levou cerca de 10 horas

Criança estava acompanhada dos pais quando caiu de uma altura aproximada de 70 metros

Por Da Redação.

Bianca Bernardon Zanella, uma criança de 11 anos, morreu após cair de um mirante no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (10). A menina, que era de Curitiba, participava de uma trilha com um grupo de escoteiros e estava acompanhada dos pais quando o acidente aconteceu. O corpo foi encontrado após uma operação de resgate que durou cerca de 10 horas.

Criança morre após cair em cânion no RS; resgate levou cerca de 10 horas.Foto: Divulgação | Prefeitura de Cambará do Sul

Segundo relatos, a família se preparava para retornar à base quando a mãe seguiu à frente com outras duas crianças. O pai ficou para trás com Bianca, que teria saído correndo próximo à borda do penhasco. O homem ainda tentou alcançá-la, mas não conseguiu impedir a queda.

+ Juliana Marins é a 10ª vítima no Monte Rinjani em 5 anos; entenda

Equipes da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros de três municípios participaram da operação, que utilizou drones, helicóptero, câmera térmica e técnicas de rapel para localizar a vítima, que caiu de uma altura de aproximadamente 70 metros.

Resgate da criança

O acionamento das equipes ocorreu por volta das 13h, e o corpo foi encontrado às 17h30 com o auxílio de um drone com sensor térmico. Devido ao mau tempo, o resgate foi realizado por cordas e concluído apenas por volta das 23h, quando a morte foi confirmada.

O mirante onde ocorreu a queda não possui cercas nem guarda-corpo. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as circunstâncias do acidente. A causa da morte ainda não foi oficialmente confirmada.

Resgate de criança no Cânion Fortaleza. Foto: Corpo de Bombeiros

O corpo da menina foi liberado na manhã desta sexta-feira (11) após exames de necropsia no Posto Médico-Legal de Taquara. O governo do Paraná informou que enviará uma aeronave para realizar o traslado até Curitiba, onde a menina será velada.

Outros casos

O caso da publicitária Juliana Marins, de 26 anos, encontrada morta no último dia 24 de junho após quatro dias de buscas no Parque Nacional do Monte Rinjani, comoveu o país diante da demora e da suposta negligência no resgate.

+ Saiba quem é a brasileira que caiu em cratera de vulcão na Indonésia

Desde fevereiro, Juliana viajava sozinha pela Ásia em um mochilão. Ela já havia passado pelas Filipinas, Tailândia e Vietnã antes de chegar à Indonésia, sempre compartilhando registros da viagem em suas redes sociais.

Juliana Marins. Foto: redes sociais | @ajulianamarins

No dia do acidente, ela fazia uma trilha de aproximadamente três dias com cinco turistas e um guia, rumo ao cume do vulcão Rinjani, quando tropeçou e caiu em um trecho de descida íngreme.

velório aconteceu no último dia 4 de julho, com cerimônia aberta ao público e, em seguida, restrita a amigos e familiares. Inicialmente, Juliana seria cremada, mas os familiares decidiram enterrar o corpo para que novas investigações fossem possíveis.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.