AO VIVO Últimas Notícias
07/09/2021 10h01 | Atualizado em 07/09/2021 10h28

Justiça afasta Rogério Caboclo da CBF por um ano; entidade está sob comando do baiano Ednaldo Rodrigues

A medida foi assinada pela juíza Aline Maria Leporaci Lopes, do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro. 

Justiça afasta Rogério Caboclo da CBF por  um ano; entidade está sob comando do baiano Ednaldo Rodrigues Foto: Leandro Lopes / CBF
Da Redação

Uma decisão da Justiça do Trabalho determinou nesta última segunda (6/9) que o presidente afastado da CBF, Rogério Caboclo, não pise na sede da entidade por um ano. A medida foi assinada pela juíza Aline Maria Leporaci Lopes, do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro. 

O intuito de manter o dirigente longe do prédio da CBF, na Barra da Tijuca, é para que "as vítimas permaneçam de alguma forma protegidas em seu ambiente de trabalho".

Caboclo foi denunciado à Comissão de Ética do Futebol Brasileiro por assédio moral e sexual e, em um primeiro processo, recebeu uma sanção de 15 meses, cuja conclusão coincide com o fim do período de um ano de afastamento estipulado pela Justiça do Trabalho. Ele nega as acusações.

"Em razão da capacidade econômica da entidade CBF, de inegável conhecimento geral", a juíza fixou multa diária no valor de R$ 500 mil, em caso de descumprimento da determinação. O valor deverá ser revertido a alguma entidade ou fundo cadastrado no Ministério Público do Trabalho.

A magistrada considerou "o iminente risco a que estão expostos os trabalhadores da CBF, especialmente aqueles que denunciaram o então presidente Rogério Caboclo". Uma das funcionárias que acusou o cartola de assédio moral e sexual voltou ao trabalho presencial na semana passada.

Há mais relatos registrados de condutas impróprias de Caboclo em depoimentos colhidos pelo Ministério Público. Segundo a juíza, os fatos "deixam lastro de fortes indícios do chamado assédio sexual por intimidação".

Por enquanto, quem está à frente interinamente do comando da CBF é o ex-presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues.

LEIA MAIS: Dia da Independência: com atos em favor e contra o presidente Bolsonaro, policiamento é reforçado na Bahia

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Da redação