Esportes

DIA D: Por permanência na Série A, Vitória conta com ‘corrente de fé de torcedores ilustres’

DIA D: Por permanência na Série A, Vitória conta com ‘corrente de fé de torcedores ilustres’

Por Diego Adans

DIA D: Por permanência na Série A, Vitória conta com ‘corrente de fé de torcedores ilustres’Reprodução internet

“Seis de junho de 1944”


Aos que desconhecem, esta data ficou registrada na história como o famoso Dia D… era o início da efetiva derrota alemã nazista durante a Segunda Guerra (1939-1945) e, consequentemente, o restabelecimento da paz mundial. Guardadas as devidas proporções, o Vitória vive neste domingo (11/12) diante do Palmeiras, às 16h, no Barradão, seu Dia D.


Em meio à comoção da tragédia que abalou o Brasil e o mundo há pouco mais de 12 dias, o rubro-negro baiano chega à derradeira rodada do certame nacional para ‘confirmar’ ou não sua manutenção na Série A. De quebra, selar a paz entre torcida e diretoria às vésperas do pleito eleitoral no clube, na próxima quinta-feira (15/12).


A importância da partida é tamanha, que desde a última terça-feira (6/7), os ingressos das arquibancadas (pouco mais de 26 mil entradas) para a partida se esgotaram. Em meio a este clima de euforia e apreensão, o Aratu Online conversou com jogadores, ex-ídolos do clube e treinadores.


Veja o vídeo:



Curiosamente, o tom do discurso dos entrevistados foi para lá de positivo. Todos, sem exceção, confiam no time do técnico Argel Fucks diante do time alviverde, já campeão nacional de 2017. Além disso, foram unânimes em ressaltar à importância da partida e, também, o desejo quanto à permanência  do Leão na elite.


“Eu que já acumulei passagens tanto pelo Vitória quanto pelo Bahia… sei o quão importante é não só para o Nordeste, mas, também, para a Série A  essa permanência do Vitória. É um clube de grande representatividade e que acabou passando por altos e baixos este ano, mas torço e espero que consiga obter seu objetivo neste domingo e ‘vire a página’ para que no próximo ano, a história seja outra”, ressaltou o técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão.


Em setembro de 2007, ele assumiu o Vitória com o objetivo de conseguir o acesso a Série A do Brasileirão, que, na época, ocupava a sexta colocação da Série B. Com uma campanha razoável, o Leão retornou à elite do futebol brasileiro com duas rodadas de antecedência.


Quem também deu seu “depoimento” foi o ex-técnico rubro-negro, Ricardo Silva. Efetivado em 2010, o então comandante rubro-negro conquistou o tetracampeonato baiano e chegou pela primeira vez à final da Copa do Brasil.


“O Vitória não deve cair por todo significado que tem para para o futebol baiano e brasileiro. Além disso, o time vem num bom momento, conquistou bons resultados recentemente, vem jogando um futebol alegre, bonito, competitivo e acredito que diante do Palmeiras vamos confirmar nossa manutenção na Série A por mais um ano”, confiante disse Silva.


flavio-tanajura-no-vitoria-em-1999

Atualmente técnico do sub 18 do Leão, o ex-zagueiro Flávio Tanajura confia no apoio da torcida diante do já campeão Palmeiras


Esperançoso também está o ex-zagueiro Flávio Tanajura. Jogador que por mais vezes entrou em campo pelo Vitória – 323 partidas -, “Tenho certeza que com o apoio da torcida, que vai lotar o Barradão,  vamos nos garantir por mais um ano na elite”, diz com autoridade Tanajura, que chegou ao club aos 20 anos em fevereiro de 1992. Após se aposentar, Flávio voltou ao Leão em 2005. Atualmente, ele é o atual técnico do time sub-18.


FUTEBOL - HISTÓRIA DO VITÓRIA

Em 1993, Paulo Isidoro se sagrou vice campeão brasileiro vestindo o manto vermelho e preto. Agora, está na torcida pelo Leão


Nascido em Salvador e revelado pelo Vitória, Paulo Isidoro foi vice campeão brasileiro em 1993 atuando pelo rubro-negro baiano. Um ano depois, conquistou o título nacional defendendo o Palmeiras. Agora, fora das quatro linhas, o ex-jogador é taxativo e ressalta sua torcida pelo Leão.


“Respeito e gosto muito do Palmeiras, um clube que respeito e gosto muito… que me acolheu assim como sua torcida. Fui muito feliz por lá e conquistei títulos importantes, o maior deles o Brasileiro, que é tão difícil de conquistar, inclusive, o último do Palmeiras foi quando eu ainda estava jogando no clube, enfim…o Palmeiras já conquistou o seu objetivo (o título deste ano)… agora é o Vitória que necessita conquistar o dele (permanecer na Série A)”.


Em seguida, Isidoro acrescenta. “O Vitória na Série A e o Bahia, que subiu agora… fortalece muito o futebol do nordeste e futebol baiano, que carece de melhorias e fortalecimento dos clubes emergentes. A permanência do Vitória é fundamental para que esse processo se concretize”.


 


maxresdefault


Pressão


Apesar de ter pouca chance, o Vitória ainda pode ser rebaixado, caso perca contra o Palmeiras e o Internacional ganhe do Fluminense, fora de casa, e consiga superar o saldo de gols do Leão. O cenário é pouco provável, mas real. De acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, são míseros 8 % as chances do Leão cair para Segundona. Já o Inter ‘ostenta ‘ 90% de chances de fechar a competição entre os quatro últimos colocados – eram 62% ao fim da 35ª rodada.


Para afastar de vez o ‘fantasma do rebaixamento’ que ronda à Toca do Leão, a torcida vermelha e preta promete fazer sua parte. Mesmo à distância, o ex-atacante e ídolo da torcida rubro-negra na década de 80, o nigeriano Ricky promete acompanhar a partida do início ao fim pela tevê. No bate papo com a reportagem, exibiu um otimismo empolgante.


“Eu acredito que não tem jeito, o Vitória já conseguiu se livrar do rebaixamento, vai ficar na Primeira Divisão independente do resultado. Agora é preciso que as lições sejam aprendidas…olhadas de forma profissional no clube. Todas as pessoas precisam se mobilizar para que o Vitória não passe por isso ano que vem de novo. Lutar, lutar, o ano inteiro para não descer”, afirmou. Por fim, fez questão de lembrar de um amigo.


“Vai ser um jogo marcante para mim, porque o Vitória e o Palmeiras vão atuar com a camisa da Chapecoense e nessa tragédia perdi um grande amigo, o Caio Junior…jogou comigo em Portugal, era um ser humano sensacional. Espero que em campo e fora de campo esse domingo seja marcante, festa na arquibancada e manutenção do Vitória na elite”, concluiu.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.