Esportes

RIO 2016: A 120 dias da abertura das Olimpíadas, mapeamos as chances da ‘delegação baiana’; Confira quem são nossos talentos

RIO 2016: A 120 dias da abertura das Olimpíadas, mapeamos as chances da ‘delegação baiana’; Confira quem são nossos talentos

Por Diego Adans

RIO 2016: A 120 dias da abertura das Olimpíadas, mapeamos as chances da ‘delegação baiana’; Confira quem são nossos talentosArte Nestor Carrera - Aratu Online

A contagem regressiva já começou.


Nesta quinta-feira (6/4) faltam exatos 120 dias, ou melhor, quatro meses para o início do tão esperado Jogos Olímpicos do Rio 2016.  Para alcançar a meta proposta de 27 a 30 medalhas em 10 diferentes modalidades — que seria um recorde para o Brasil –, o Comitê Olímpico do país projeta uma delegação recorde de 400 atletas. É um grupo quase 60% superior ao time que viajou para Londres em 2012 ? na época com 259 atletas.


E a comitiva baiana já está se formando. Está curioso para saber quem são os representantes do estado? Calma… o Aratu Online revela. Por enquanto, são nove atletas com o passaporte carimbado para o evento esportivo. As informações foram fornecidas à reportagem pela assessoria do COB, que encaminhou uma a lista com, até agora, 113 nomes. Entre eles, os de Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha.


Após ficarem de fora dos jogos de Londres-2012, os dois nadadores prometem no Rio de Janeiro, um cenário bem diferente. Atual campeão da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, Allan, espera contar com o ‘fator casa’ e não vê a hora de “cair no mar de Copacabana”, palco da prova da modalidade esportiva nos Jogos.


alan

Allan do Carmo se diz ansioso para disputar os Jogos


“Não vou mentir que bate aquela ansiedade, ainda mais pelo fato de ser aqui no Brasil, não é? Mas estou treinando firme. Agora, possa contar com a nova piscina olímpica de Salvador   para melhorar ainda mais meu desempenho. Não vejo a hora de cair no mar de Copacabana e buscar a medalha de ouro. Seria um sonho…”, ressalta o baiano de 26 anos.


Tricampeã da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, Ana Marcela, 23 anos, carimbou o passaporte para o Rio 2016 no Mundial de Kazan, na Rússia, em 2015. Na época, ela ficou com o bronze na prova olímpica. Agora, a atleta da Unisanta-SP acredita levar certa vantagem em relação aos adversários.


Ana Marcela é esperança baiana entre as mulheres na maratona aquática


“Em Pequim-2008 e Londres-2012, as provas foram realizadas em lagos, em ‘locais fechados’. Agora, não. Será no mar…em Copacabana, onde, de certa forma, já conheço. Então, acho que isso pode me dar uma certa vantagem. Não vejo a hora de chegar o dia 15 de agosto”, disse Ana, em relação a data da prova feminina nos Jogos. A masculina acontecerá no dia seguinte, 16 de agosto.


CANOAGEM


Ainda na água, uma situação inusitada na canoagem….


Isto porque, os baianos Isaquias Queiroz, 21 anos, e Erlon de Souza, 24 anos, garantiram as vagas em agosto do ano passado, no Mundial de Milão (ITA), primeiro classificatório para os Jogos. Na ocasião, Isaquias ? que é de Ubaitaba, no interior do estado ?, foi bronze no C1 200m e no C1 1.000m, além de faturar C1 500m.


Já Erlon, que já participou de Londres-2012 e é de Ubatã , garantiu sua vaga  ao lado de Isaquias, no C1 200m. Até aí, tudo bem. O grande porém é que na lista divulgada pelo COB no último dia 4  e encaminhada ao Aratu Online, o nome deles atletas não aparece.


“Ainda há seletivas sendo feitas, pré-olímpicos… É difícil precisar quantos atletas por cada estado irão para o Rio 2016. No caso de Isaquias e Erlon, a Confederação (Brasileira de Canoagem) ainda não passou os nomes dos atletas.  É um caso que irei checar internamente”, justificou Christian Dawes, assessor do COB.


650x375_isaquias-queiroz_1538896

Isaquias Queiroz aguarda seu debute em olimpíadas


A pequena confusão, no entanto, não abala as expectativas de Isaquias para seu debute nos Jogos Olímpicos. “Será minha estreia em Jogos Olímpicos. Sei que é o maior evento esportivo do mundo e, por isso, carrego uma grande responsabilidade. Não medirei forças para fazer meu melhor”.


Da água para terra…


No boxe, a delegação baiana vem forte. São, até agora, quatro atletas já garantidos. No masculino, Robson Conceição da categoria leve (até 60 kg) vai disputar, aos 27 anos, a terceira Olimpíada da carreira. Além dele, juntam-se Robenilson de Jesus da categoria Galo (56kg) e Joedison “Chocolate” Teixeira – categoria Meio Médio Ligeiro (64kg). No feminino, Adriana Araújo da categoria leve (60kg) espera fazer novamente história.


Na estreia da modalidade na Olimpíada de Londres, a baiana de 34 anos foi a primeira brasileira a vencer uma luta olímpica. E não parou por aí. Ela também foi a primeira a conquistar uma medalha no boxe ? bronze ?, a 100ª do Brasil em Jogos Olímpicos. Para 2016, Adriana quer continuar no mesmo caminho.


650x375_adriana-araujo-boxe_1465710

Adriana Araújo quer voltar a fazer história no boxe


“Eu posso ser agora a atleta a ganhar duas medalhas. Esse é um dos meus objetivos, e que ela seja, de preferência, de ouro. Estou trabalhando para isso, treinando para conseguir este feito”.


Adriana teve sua participação no Rio 2016 confirmada no início de março, quando a Confederação Brasileira de Boxe divulgou a lista de convocados para ocupar as vagas destinadas ao Brasil por ser país-sede. Apesar de não ser a melhor colocada no ranking na categoria até 60kg, Adriana foi a escolhida.


O quarteto baiano que promete ‘soltar o braço e descer a madeira nos adversários’ ainda pode virar quinteto. Afinal, Pedro Lima da categoria até 75kg tem sua última chance no pré-olímpico mundial, marcado para junho, no Azerbaijão.


Na maratona, mais uma esperança de medalha para o Estado. Apesar de ter nascido em Joaquim Gomes, interior de Alagoas, Marily dos Santos é radicada na Bahia. Aos 38 anos, ela ostenta a segunda melhor marca do ano (2h37m25).


O número de atletas baianos do Rio 2016 ainda pode e, possivelmente, irá aumentar. No basquete, por exemplo, Isabela Ramona, 21 anos, pode integrar a seleção brasileira. Já no futebol, a zagueira Fafá, 24, a lateral-direita Fabiana, 26, e a meia Formiga, 37, devem fazer parte da seleção brasileira feminina. No masculino, é grande a chance de Jean, goleiro reserva do Bahia, integrar o time que busca seu primeiro ouro olímpico. Aos 20 anos, Jean chegou a ser vice-campeão  com a Seleção Brasileira Sub- 20, no mundial da Nova Zelândia.


E não para por aí. Na comissão técnica, mais dois baianos irão representar o estado no Rio 2016. Figueroa Conceição e Alex Moscoso estão à frente, respectivamente, das seleções africanas de canoagem de Moçambique e São Tomé e Princípe. Em setembro, nas Paralimpíadas dois baianos também já estão garantidos. Na natação, Verônica Almeida. No futebol de 5, o baiano de Camaçari Jefinho é figura certa.


CONFIRA A LISTA FORNECIDA PELO COB: 


ATLETISMO


Feminino

Adriana Aparecida da Silva (maratona)- SP

Andressa Oliveira  (lançamento do disco) -PB

Cisiane Lopes (marcha atlética 20km) -PE

Eliane Martins (salto em distância) -SC

Érica Rocha de Sena  (marcha atlética 20km) – PE

Fabiana Murer (salto com vara) -SP

Fernanda Raquel Borges Martins (lançamento do disco) – RS

Flavia Maria de Lima (800m rasos) – PR

Geisa Coutinho (400m rasos) – RJ

Geisa Arcanjo (arremesso de peso)- SP

Graciele Carneiro Santana (maratona) – PR

Keila Costa (salto em distância e salto triplo) – PE

Marily dos Santos (maratona) – AL (radicada na BA)

Rosângela Santos (100m e 200m rasos) – SP

Vitória Rosa (200m rasos) – SP


Masculino

Aldemir Gomes da Silva (200m rasos) – RJ

Augusto Dutra de Oliveira (salto com vara) – SP

Bruno Lins (200m rasos) – AL

Caio Bonfim (marcha atlética 20km e 50km) – DF

Eder Souza (110m com barreiras) -SP

Hederson Estefani (400m e 400m com barreiras) – PR

João Vitor de Oliveira (110m com barreiras) – SP

Jonathan Riekmann (marcha atlética 50km) -SC

Julio Cesar Miranda de Oliveira (lançamento do dardo) -PR

Luiz Alberto Cardoso de Araujo (decatlo) – SP

Marilson Gomes dos Santos (maratona) – DF

Mario José dos Santos Junior (marcha atlética 50km) – SP

Moacir Zimmermann (marcha atlética 20km) – SC

Paulo Roberto de Almeida Paula (maratona) – SP

Solonei Rocha da Silva (maratona) – SP

Talles Frederico (salto em altura) – MG

Thiago Braz da Silva (salto com vara) – SP

Thiago do Rosário André (1500m) – RJ


BOXE


Feminino

Adriana Araújo (60kg) – BA


Masculino

Patrick Lourenço (49kg) – RJ

Julião Neto (52kg) – PA

Robenilson de Jesus (56kg) – BA

Robson Conceição (60kg) – BA

Joedison Teixeira “Chocolate” (64kg) – BA

Michel Borges (81kg) – RJ

Juan Nogueira (91kg) – SP


CANOAGEM


Slalom

Feminino

Ana Sátila (K1) – MT


Masculino 


C1 (200m)


Isaquias Queiroz e Erlon de Souza – BA (COB não confirma oficialmente)


CICLISMO


Pista

Gideoni Monteiro (Omnium) – CE


ESGRIMA


Espada feminina

Nathalie Moellhausen – MILÃO (ITA), naturalizada brasileira


Sabre masculino

Renzo Agresta -SP


GINÁSTICA RÍTMICA


Individual geral

Natália Gaudio – ES


LUTAS


Feminino

Joice Silva (58kg) – RJ

Lais Nunes (63kg) – SP

Gilda Oliveira (69kg) – RJ

Aline Silva (75kg) – SP


MARATONAS AQUÁTICAS


Feminino

Ana Marcela Cunha -BA

Poliana Okimoto -SP


Masculino

Allan do Carmo – BA


NATAÇÃO


4x100m medley


Bruno Fratus (50m livre) – RJ

Ítalo Duarte (50m livre) – MG

Nicolas Nilo Oliveira (100m livre e 200m livre) – MG

Matheus Santana (100m livre) – RJ

João de Lucca (200m livre) -RJ

Luiz Altamir Melo (400m livre) – RO

Leonardo de Deus (200m borboleta e 200m costas) – MS

Guilherme Guido (100m costas) – SP

Henrique Martins (100m borboleta) -SP

Marcos Macedo (100m borboleta) – RN

Felipe França (100m peito) – SP

João Gomes Junior (100m peito) – ES

Thiago Simon (200m peito) – SP

Henrique Rodrigues (200m medley) – PR

Thiago Pereira (200m medley) – RJ

Brandonn Almeida (400m medley) -SP


Feminino


4x200m livre

Etiene Medeiros (50m livre e 100m livre) – PE

Graciele Herrmann (50m livre) – RS

Manuella Lyrio (200m livre) -DF

Joanna Maranhão (200m medley e 400m medley) – PE


PENTATLO MODERNO


Feminino

Yane Marques – PE


SALTOS ORNAMENTAIS


Trampolim de 3 metros masculino

César Castro – DF

Trampolim de 3 metros feminino

Juliana Veloso – RJ


TAEKWONDO


Masculino

Venilton Teixeira (58kg) – AP

Maicon Andrade (+80kg) – MG


Feminino

Iris Tang Sing (49kg) – RJ

Julia Vasconcelos (57kg) – SP


TIRO ESPORTIVO


Carabina deitado 50m

Cassio Rippel – PR


Fossa olímpica

Janice Gil Teixeira – RS

Roberto Schmits – RS


Pistola de ar 10m

Felipe Wu – SP


Skeet

Daniela Matarazzo Carraro -SP

Renato Araújo -DF


VELA


470 Feminina

Ana Barbachan – RS

Fernanda Oliveira – RS


470 Masculina

Henrique Haddad – RJ

Bruno Bethlem – RJ


49er

Marco Grael – RJ

Gabriel Borges – RJ


49erFX

Kahena Kunze – SP

Martine Grael – RJ


Finn

Jorge Zarif – SP


Laser

Robert Scheidt – SP


Laser Radial

Fernanda Decnop – RJ


Nacra 17

Samuel Albrecht – RS

Isabel Swam – RJ


RS:X

Patricia Freitas – Washington, D.C., EUA (radicada no RJ)

Ricardo Winicki – RJ


VÔLEI DE PRAIA


Feminino

Larissa -ES / Talita – MS

Ágatha – PR / Bárbara Seixas – RJ


Masculino

Alison – ES / Bruno Schmidt – DF

Evandro – RJ / Pedro Solberg – RJ


TÊNIS DE MESA


Masculino

Hugo Calderano – RJ

Gustavo Tsuboi – SP


Feminino

Caroline Kumahara – SP

Lin Gui – Nanning, China (radicada em SP)


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.