Especiais

O Bem Transforma: 'Queremos chegar a 10 Bocas de Brasa até 2024', conta presidente da FGM

O projeto conta atualmente com cinco unidades do Espaço Cultural Boca de Brasa em diferentes bairros de Salvador

Por Da Redação

O Bem Transforma: 'Queremos chegar a 10 Bocas de Brasa até 2024', conta presidente da FGMCréditos da foto: Bruno Concha/FGM
Criado em 1996 pelo empresário Mário Kertész, o projeto Boca de Brasa tem a proposta de democratizar o acesso à cultura em diversos bairros de Salvador. Em 2013, o projeto foi reformatado pelo produtor cultural Fernando Guerreiro, atual presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão da prefeitura de Salvador vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).
Para Guerreiro, nessa segunda fase o Boca de Brasa trouxe o mecanismo de dialogar e apoiar movimentos culturais de vários bairros da cidade. Por já ter beneficiado e criado diversos projetos para políticas culturais, principalmente dentro das periferias de Salvador, o Boca de Brasa recebeu o prêmio "O Bem Transforma", da TV Aratu, em outubro, na categoria " Cultura e Arte".
Na década de 1990, o projeto funcionava como um caminhão-palco que circulava pelos bairros da cidade por uma semana. Ao todo, 21 bairros receberam a edição dessa ação que tinha o objetivo de incentivar a cultura. Em 2018, a prefeitura de Salvador inaugurou o primeiro Espaço Cultural Boca de Brasa, localizado no Subúrbio de Salvador, com uma estrutura que oferece oficinas, teatro com plateia para 400 pessoas e camarins.
[caption id="attachment_264110" align="alignnone" width="740"] Reprodução | Fundação Gregório de Matos[/caption]
Atualmente, o projeto já funciona com cinco espaços culturais que atendem os bairros de Alto de Coutos, Valéria, Barroquinha, Cajazeiras e na Ribeira. Mesmo tendo beneficiado mais de 160 mil pessoas ao longo dos anos, a expectativa é alcançar ainda mais bairros e, consequentemente, mais pessoas até o primeiro semestre de 2024.
"O nosso plano para o futuro é ampliação, queremos chegar a 10 Bocas de Brasa até o final da primeira gestão do prefeito Bruno Reis em 2024, e criar cada vez mais uma relação com a cadeia produtiva incentivando grupos e coletivos que já trabalham nas comunidades. Queremos atingir cada vez mais Salvador e reforçar cada vez mais essa relação com a cadeia produtiva da cultura", contou o presidente da FGM ao Aratu On.

Fernando Guerreiro, presidente da FGM | Divulgação

FOMENTO À CULTURA
A documentarista Fabiola Aquino é moradora de Valéria e coordenadora de programas do Instituto Ceafro que ganhou o Edital dos Povos Criativos Boca de Brasa de Valéria, em 2023, que atuou no território fazendo diversas formações através de linguagens artísticas, técnicas de espetáculo e serviços criativos. Para ela, os polos criativos do projeto são de grande importância para a fomentação da cultura e traz bastante resultado para seus alunos.
"Eles envolvem a mobilização, a formação e depois a difusão dos produtos culturais desenvolvidos ao longo do ano. Tem três momentos de culminância, o palco aberto Boca de Brasa, Boca de Brasa Apresenta e o Festival Boca de Brasa. São essas ações que estamos levando com os resultados dos alunos durante o período de 2023", explicou Fabiola.
Esta reportagem é a quinta de uma série do Aratu On sobre os 15 vencedores do prêmio “O Bem Transforma”, homenagem da TV Aratu para pessoas e instituições que contribuem para a construção de uma Bahia melhor. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada no dia 30 de outubro. 
LEIA TAMBÉM
– O Bem Transforma: com uma passagem de ônibus e um sonho, Iuri Barreto criou o ‘Soteropobretano’
– O Bem Transforma: ‘Educação é a base para transformar a sociedade’, diz representante do Senai Cimatec
O Bem Transforma: Neojiba já beneficiou mais de 12 mil crianças e adolescentes na Bahia
O Bem Transforma: padre Edson diz que trabalha para ‘conscientizar as pessoas para que sejam instrumentos de paz’
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.