O Bem Transforma: Abrigo São Gabriel já acolheu cerca de 500 idosos em situação de vulnerabilidade
Hoje, como relata Irmão Gabriel, 55 pessoas vivem no abrigo: 12 homens e 43 mulheres
No dia 29 de setembro de 1999, com o objetivo de acolher idosos em situação de vulnerabilidade em Salvador, Irmão Gabriel fundou o Abrigo São Gabriel na capital baiana. Vinte e quatro anos depois, a casa continua lá, no bairro da Boa Viagem, na Cidade Baixa.
De lá para cá, somando todos esses anos de trabalho, pelo menos 500 pessoas já foram abrigadas pelo espaço, homenageado pela TV Aratu com o prêmio "O Bem Transforma", que reconhece pessoas e instituições engajadas em promover uma mudança positiva na Bahia.
"A vontade de criar o projeto veio da vontade de ajudar os mais carentes e necessitados", conta Irmão Gabriel, que continua à frente da iniciativa.
Hoje, como relata o religioso, 55 pessoas vivem no abrigo: 12 homens e 43 mulheres. A maioria dos idosos que mora na casa de acolhimento é carente, não tem contato ou amparo da família, e nem acesso a uma documentação que lhes deem direito à aposentadoria. Alguns deles também são portadores de doenças crônicas e considerados "incapazes" por parte sociedade.
A casa, que tem dois andares e 20 cômodos, oferece serviços de musicoterapia, banho de mar, passeios pela cidade, terapia ocupacional, fisioterapia, grupo de leitura e orações para os moradores.
A casa oferece serviços de musicoterapia, banho de mar, passeios pela cidade, terapia ocupacional, fisioterapia, grupo de leitura e orações para os moradores. | Foto: Divulgação
Para funcionar, o abrigo conta somente com o apoio de funcionários e voluntários, que podem se inscrever para ajudar o lar por meio do site da instituição. De acordo com Irmão Gabriel, cerca de 50% da renda do lar vem das aposentadorias dos idosos, e outra parte de doações. No fim do ano, quando chega a época do Natal, empresas costumam doar fraldas geriátricas e mantimentos.
Quem quiser trabalhar lá, como aponta Irmão Gabriel, precisa saber que tem uma missão nobre pela frente: "Melhorar a qualidade de vida deles, oferecer dignidade, respeito, atenção e carinho. O abrigo representa meu ideal de vida: ajudar a quem precisa".
Esta reportagem é a 12ª de uma série do Aratu On sobre os 15 vencedores do prêmio “O Bem Transforma”, homenagem da TV Aratu para pessoas e instituições que contribuem para a construção de uma Bahia melhor. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada no dia 30 de outubro.
A casa fica no bairro da Boa Viagem, na Cidade Baixa. | Foto: Divulgação
LEIA TAMBÉM
– O Bem Transforma: com uma passagem de ônibus e um sonho, Iuri Barreto criou o ‘Soteropobretano’
– O Bem Transforma: Neojiba já beneficiou mais de 12 mil crianças e adolescentes na Bahia
– O Bem Transforma: ‘Queremos chegar a 10 Bocas de Brasa até 2024’, conta presidente da FGM
– O Bem Transforma: Projeto Tamar completa 40 anos com atuação premiada na conservação marinha
– O Bem Transforma: Comunidade da Trindade acolhe pessoas em situação de rua há 23 anos em Salvador
- O Bem Transforma: hospital Martagão Gesteira é premiado por promoção do direito à vida de crianças
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!