Samba das Marias celebra fé e ancestralidade em sua 3ª edição no Subúrbio
No dia 8 de novembro, a partir das 16h, o Samba das Marias celebra fé e ancestralidade em sua 3ª edição no Subúrbio
Por João Tramm.
O Samba das Marias celebra fé e ancestralidade em sua 3ª edição no Subúrbio. O local será novamente palco de uma grande celebração da música e da fé. No dia 8 de novembro, a partir das 16h, o Samba das Marias realiza sua 3ª edição, no Clube de Periperi Hall, com uma programação que promete unir tradição, alegria e espiritualidade.
Com o tema “Samba de fé, batuque da alma”, o evento reúne grandes nomes do cenário local em um encontro que transforma o samba em expressão de devoção e pertencimento. No palco, se apresentam Kleber Santana, Simplismente Luís, o grupo As Ganhadeiras de Itapuã (part.), Samba Trator e o DJ Willyz, além de uma participação surpresa.
Samba das Marias celebra fé e ancestralidade em sua 3ª edição no Subúrbio
O Samba das Marias oferece uma experiência singular desde o início. A tradicional procissão do samba, embalada pelo som da Ave Maria no cavaquinho, marca a abertura da festa e simboliza o respeito e a fé que inspiram o projeto. Cada roda é conduzida como um ritual coletivo, em que músicos e público se encontram para celebrar a vida, a arte e a ancestralidade.
Criado em no Subúrbio de Salvador, o Samba das Marias nasceu da ideia de transformar o samba em espaço de fé, resistência e valorização da cultura afro-baiana. Idealizado por Henrique Costa, o projeto tem como proposta celebrar as “Marias de Minha Vida”, resgatando o samba como expressão de identidade e união.
Desde a primeira edição, o evento vem se consolidando como um dos movimentos culturais mais representativos da cidade. Já reuniu centenas de pessoas e ganhou destaque em programas como Band Mulher e Mosaico Baiano.
"Chegar à terceira edição do Samba das Marias é muito especial para nós. Cada edição é uma celebração da fé, da ancestralidade e da alegria do nosso povo. Tenho certeza que será uma experiência única em cada batida e cada voz", diz João Victor, um dos organizadores do evento.
Impacto social
Além da programação musical, o Samba das Marias mantém o compromisso de impacto social. Os ingressos são oferecidos em duas modalidades:
- Ingresso Social – com valor reduzido e doação de 1 kg de alimento não perecível;
- Ingresso Solidário – entrada mediante a doação de 3 kg de alimentos não perecíveis.
As arrecadações serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade do subúrbio, onde o projeto também gera emprego e renda, beneficiando diretamente dezenas de trabalhadores e artistas locais.
Serviço
Samba das Marias: 3ª edição (Samba de fé, batuque da alma)
Investimento: R$25,00 (Lote Promocional)
Data: 8 de novembro
Horário: A partir das 16h
Local: Clube de Periperi Hall
Atrações: Kleber Santana, Simplismente Luís, As Ganhadeiras de Itapuã (part.), Samba Trator, DJ Willyz e participação surpresa
Apoio: Fábrica dos Sonhos, Gelin, FGM, Evely Delivery e Night Blue
Nossa Senhora Aparecida é a imagem que carrega o simbolismo do samba. A padroeira do Brasil passou a ter seu dia como feriado. O fato aconteceu em 1980, o então presidente brasileiro, o ditador João Figueiredo, sancionou a lei que declarava o dia 12 de outubro como feriado nacional para "culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil".
Samba
O samba tem ganhado cada vez mais destaque e reconhecimento. Inclusive, a Prefeitura de Salvador definiu o tema oficial para o Carnaval de 2026: "110 Anos de Samba". A próxima edição da festa, que ocorrerá entre os dias 12 e 17 de fevereiro, prestará homenagem a um dos maiores símbolos da cultura popular brasileira.
O Dia Nacional do Samba é celebrado em 2 de dezembro desde 1964, e completou 60 anos em 2024.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).