Rumo ao Oscar: Wagner Moura é primeiro sul-americano a receber Golden Eye Award
Wagner Moura recebeu o prêmio como reconhecimento da academia de cinema sueca por sua trajetória artística e impacto cultural
Por Juana Castro.
O ator baiano Wagner Moura fez história ao se tornar o primeiro ator sul-americano a receber o Golden Eye Award no Festival de Cinema de Zurique, nesta sexta-feira (26). A honraria impulsiona Moura e o filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, para as principais premiações internacionais de 2026, incluindo o Oscar.
Moura recebeu o prêmio como reconhecimento da academia de cinema sueca por sua trajetória artística e impacto cultural. Com 49 anos, o ator iniciou sua carreira no teatro e migrou para o cinema e televisão, destacando-se em obras como “Tropa de Elite”, a novela “Paraíso Tropical”, “Marighella” e, mais recentemente, o filme “O Agente Secreto”, no qual é protagonista.
“Este prêmio é um reconhecimento único, não só para mim, mas para toda a representatividade do cinema latino-americano”, disse Moura durante a cerimônia.
Wagner Moura fez história no Festival de Zurique nesta sexta (26)! Ele recebeu o Golden Eye Award, tornando-se o 1º sul-americano a ganhar a honraria.
— Hugo Gloss (@HugoGloss) September 26, 2025
📸: Getty; nataliadarrais pic.twitter.com/u894ofVNIX
Wagner Moura: premiado em Cannes
Ainda em 2025, Wagner Moura foi premiado como Melhor Ator no Festival de Cannes pelo mesmo longa de Kleber Mendonça Filho, que vem sendo destaque em festivais internacionais. O filme também foi exibido no Festival de Cinema de Zurique, onde Moura recebeu a honraria.
Wagner, 'O Agente Secreto' e a corrida para o Oscar
No último dia 15, a Academia de Cinema Brasileira anunciou que “O Agente Secreto” será o representante do Brasil no Oscar 2026, na categoria de “Melhor Filme Estrangeiro”. Este ano, o Brasil conquistou o prêmio pela primeira vez com “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles.
"O Agente Secreto" ganhou sessões especiais em Salvador, no Cine Glauber Rocha, como parte do processo de qualificação do filme para o Oscar 2026. Os ingressos para todos os dias acabaram em menos de trinta minutos.
Wagner Moura retorna ao teatro com estreia em Salvador
Após 16 anos, o ator baiano retorna aos teatros com o espetáculo “Um Julgamento – Depois do Inimigo do Povo”, cuja estreia mundial será em Salvador no dia 3 de outubro. A montagem, que será realizada no Trapiche Barnabé, em Salvador, teve ingressos a preços populares que esgotaram em apenas 18 minutos.
Na última segunda-feira (22), Wagner Moura participou de coletiva de imprensa sobre o espetáculo, no Trapiche Barnabé, e afirmou: "O meu axé é aqui. Se eu sou especial, de alguma forma, é porque eu sou daqui. Isso é o que me faz interessante, eu acho".
Durante o evento sobre a peça, Moura comentou a participação na manifestação contra a PEC da Blindagem, no último domingo (21), em Salvador, e chamou os deputados de 'covardes'.
+ Cachorrinho vira-lata rouba a cena em evento com Wagner Moura em Salvador
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).