Oruam reage à prisão de MC Poze e dispara: 'Acabou o crime?'
Cantor Oruam desabafou nas redes sociais após a prisão de MC Poze nesta quinta-feira
Por Da Redação.
O cantor Oruam aproveitou a repercussão da prisão do MC Poze do Rodo, ocorrida na madrugada desta quinta-feira (29), para fazer um desabafo nas redes sociais. O funkeiro foi detido durante uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro, sob suspeita de envolvimento com o Comando Vermelho (CV), uma das principais facções criminosas do estado.
+ Quem é Oruam? Filho de líder do CV foi detido duas vezes em seis dias
Em uma série de vídeos publicados nas redes sociais, o rapper, visivelmente irritado, exibiu trechos do noticiário mostrando Poze algemado. Na gravação, Oruam afirma que o Estado tem prazer em humilhar artistas como ele e o colega de profissão.
Em um dos vídeos, o cantor questiona a real intenção por trás da prisão: "Prenderam o Poze. E a pergunta que não quer calar é, acabou com o crime? O Estado está perdendo e para saciar o povo, a sociedade, com algum tipo de resposta, ele vai e criminaliza o pobre, preto e favelado, é o que ele está fazendo com o Poze", começou.
O artista seguiu fazendo um alerta sobre o que enxerga como uma perseguição direcionada aos artistas do rap. “Hoje eles prenderam o Poze, amanhã eles vão prender o Oruam, ontem eles prenderam o MC Smith, Ticão, o Max… Eles vão sempre, tipo assim, para tirar a culpa deles, eles vão ter que achar um culpado e vão colocar a culpa em nós”, acrescentou.
Investigação
Poze é investigado por apologia ao crime e por suposto envolvimento direto com a facção. Segundo as investigações, o cantor se apresentava exclusivamente em comunidades controladas pelo Comando Vermelho, com apoio ostensivo de traficantes armados — inclusive com fuzis — que garantiriam a “segurança” dos eventos.
Ainda de acordo com a polícia, os shows de MC Poze estariam sendo utilizados estrategicamente pela facção para ampliar os lucros com a venda de drogas, além de reforçar o domínio territorial nas áreas onde as apresentações ocorriam.
Para Oruam, a prisão do colega é parte de uma "narrativa covarde". Segundo ele, Poze é apenas um artista e o "menor dos problemas", argumentando que o Estado tem conhecimento de onde os verdadeiros criminosos estão.
"Estado está perdendo a guerra e como sempre sobra para os pobres… O governo sendo governo… Não passam de uma máquina covarde de moer pobres… Por que não prendem outros artistas de outros gêneros musicais ou somente o funk gera dinheiro na favela?", disparou.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).