Quem é Oruam? Filho de líder do CV foi detido duas vezes em seis dias
Atualmente, Oruam é um dos principais nomes do rap e trap no Brasil
Por Da Redação.
O nome de Oruam, registrado como Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, de 23 anos, ganhou destaque nos noticiários nas últimas semanas, mas, para quem não ouve rap e trap, o cantor pode ser um desconhecido.
O artista, responsável pela música mais ouvida do Brasil no Spotify no momento, "Oh Garota Eu Quero Você Só Pra Mim", foi detido durante uma operação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) no Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira (26), policiais encontraram um homem foragido da Justiça, identificado como Yuri Pereira Gonçalves, suspeito de tráfico de drogas, na casa do rapper, e Oruam foi incriminado e preso por escondê-lo da polícia.
Pouco depois, o cantor foi solto após assinar um termo circunstanciado. No local, Oruam disse que Yuri não é traficante e, sim, um amigo. A jornalistas que estavam na porta da delegacia, o cantor também afirmou que o tiro registrado na casa dele em dezembro de 2024 foi de bala de borracha.

Filho de Marcinho VP, um dos principais chefes do Comando Vermelho, preso desde 1996, e de Márcia Gama, Oruam tem quatro irmãos. | Foto: Redes Sociais
“Ele não é traficante. Ele é uma pessoa normal e é meu amigo. Eu não sabia que ele estava foragido. Vou voltar tranquilo para casa. O meu álbum está bombando e está do jeito que eu queria”, alegou. Veja o momento da prisão:
🚨 Oruam foi PRESO novamente. pic.twitter.com/aLi7wYzRWm
— POPTime (@siteptbr) February 26, 2025
Quem é Oruam?
Atualmente, Oruam é um dos principais nomes do rap e trap no Brasil. Filho de Marcinho VP, um dos principais chefes do Comando Vermelho, preso desde 1996, e de Márcia Gama, Oruam tem quatro irmãos.
Marcinho VP foi condenado por tráfico de drogas e assassinatos e, mesmo preso, segundo autoridades policiais e judiciais, continuou a liderar o Comando Vermelho e a ordenar homicídios e outros crimes.
Oruam já conquistou milhares de ouvintes em plataformas como Spotify e YouTube, com músicas que misturam funk, R&B e rap. As letras do rapper falam de ostentação, sexo e o fato de ser filho de um traficante, o que gerou a proposta da "Lei Anti-Oruam" na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
O projeto de lei, apresentado na Câmara Municipal de Campo Grande, propõe a proibição do uso de recursos públicos para contratar artistas que façam apologia ao crime organizado e ao uso de drogas em shows. A proposta, apresentada pelo vereador André Salineiro (PL), aguarda deliberação nas instâncias legislativas da cidade.

Capa do álbum
Carreira
Criado na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, Oruam iniciou a carreira musical em 2021. Atualmente, tem mais de 9 milhões de seguidores no Instagram, onde compartilha um estilo de vida de luxo, com publicações que incluem motos, carros caros, armas e ostentação. No Spotify, o rapper tem mais de 10 milhões de ouvintes mensais. Entre os principais sucessos do Oruam estão faixas como “Diz aí qual é o plano?”, “Para de Mentir” e “Rolé na Favela”, em parceria com DJ LC da Roça.
A carreira do cantor ganhou grande impulso após o lançamento de "Invejoso", uma colaboração com Chefin, Jhowzin e Raffé. Em 2022, Oruam assinou com a gravadora Mainstreet, de Orochi, e foi premiado como "Revelação do Trap" na premiação Sobre Funk.
Polêmicas
A trajetória de Oruam também é marcada por diversas polêmicas. Em 2024, durante um show no festival Lollapalooza, o rapper usou uma camiseta com um pedido de liberdade para o pai, Marcinho VP, o que gerou críticas nas redes sociais.
Outra controvérsia envolvendo Oruam foram as tatuagens que ele fez no corpo, incluindo imagens do próprio pai e de Elias Maluco, traficante condenado pela morte do jornalista Tim Lopes. O cantor mostrou as tatuagens em um vídeo no Instagram, gerando mais repercussão.

Oruam homenageou o pai no Lollapalooza. | Foto: Redes Sociais
LEIA MAIS: Oruam se pronuncia após fãs agredirem repórter durante prisão do rapper
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).