O que é intoxicação medicamentosa? Entenda a condição que levou Lô Borges à UTI

Lô Borges estava internado desde o dia 18 de outubro para tratar um quadro de intoxicação medicamentosa.

Por Bruna Castelo Branco.

O cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina, morreu na noite deste domingo (2) aos 73 anos, em Belo Horizonte. Ele estava internado desde o dia 18 de outubro no Hospital Unimed da capital mineira, para tratar um quadro de intoxicação medicamentosa.

De acordo com boletim divulgado pela assessoria de imprensa da instituição, o músico faleceu às 20h50, em decorrência de falência múltipla de órgãos.

Segundo o irmão do artista, Yê Borges, em entrevista ao g1, Lô era “alérgico a alguns medicamentos e até alimentos”.

Lô Borges estava internado desde o dia 18 de outubro para tratar um quadro de intoxicação medicamentosa. | Foto: Bárbara Dutra/Divulgação

Intoxicação medicamentosa

A intoxicação por medicamentos é uma das principais causas de envenenamento no Brasil, segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox). O problema ocorre principalmente por automedicação ou uso inadequado de doses.

Um levantamento da Secretaria da Saúde de São Paulo apontou que 85% das intoxicações medicamentosas registradas no estado ao longo de dez anos ocorreram dentro de casa. As classes mais envolvidas são benzodiazepínicos, antigripais, antidepressivos e anti-inflamatórios.

Entre os sintomas estão sudorese, diarreia, vômito, tontura, palpitação, convulsão, fala arrastada e sedação, segundo o Hospital Israelita Albert Einstein. Em casos suspeitos, a orientação médica é não provocar o vômito e buscar atendimento de emergência imediatamente.

Lô Borges: ícone da MPB

Nascido Salomão Borges Filho em 10 de janeiro de 1952, Lô Borges foi um dos principais nomes da Música Popular Brasileira (MPB) e uma das figuras centrais do Clube da Esquina, movimento musical surgido em Belo Horizonte no fim dos anos 1960. O grupo reuniu artistas como Milton Nascimento, Beto Guedes, Fernando Brant, Toninho Horta e Wagner Tiso, e ficou marcado pela fusão de rock, jazz, bossa nova e ritmos latino-americanos, virando um marco de inovação na música brasileira.

O músico faleceu às 20h50, em decorrência de falência múltipla de órgãos. | Foto: Redes Sociais

Entre as obras mais conhecidas de Lô estão “Clube da Esquina” (1972), feito em parceria com Milton Nascimento, e “O Trem Azul”, uma de suas canções mais emblemáticas.

No Instagram, o perfil oficial de Milton, diagnosticado há pouco tempo com demência, postou homenagem ao parceiro. Milton foi acometido pela demência por corpos de Lewy, que é o terceiro tipo mais comum da condição.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.