Morre Lô Borges, fundador do Clube da Esquina e ícone da MPB

Lô Borges, um dos fundadores do icônico Clube da Esquina, morreu na noite deste domingo (2), aos 73 anos. O artista mineiro estava internado desde 18 de outubro

Por Dinaldo dos Santos.

O cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do icônico Clube da Esquina, morreu na noite deste domingo (2), aos 73 anos. O artista mineiro estava internado desde 18 de outubro no Hospital Unimed, em Belo Horizonte, tratando um quadro de intoxicação medicamentosa.

Lô Borges morreu aos 73 anos. Foto: João Diniz | Divulgação

Nascido em 10 de janeiro de 1952, na capital mineira, Salomão Borges Filho, conhecido artisticamente como Lô Borges, tornou-se um dos nomes mais importantes da Música Popular Brasileira (MPB). Ao lado de Milton Nascimento (Bituca) e Beto Guedes, foi peça fundamental na criação do Clube da Esquina, movimento que marcou a história da música brasileira.

O grupo surgiu na esquina das ruas Paraisópolis e Divinópolis, no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, e revolucionou a música ao misturar MPB, rock, jazz, folk e elementos da música clássica. O movimento rapidamente ganhou projeção nacional e tornou-se um símbolo cultural de Minas Gerais e do Brasil.

Em 1972, aos 20 anos, Lô Borges coassinou com Milton Nascimento o álbum duplo “Clube da Esquina”, considerado um dos maiores discos da música brasileira. O trabalho inclui clássicos como “O Trem Azul”, “Paisagem da Janela” e “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”. A obra foi eleita pela revista Rolling Stone o 7º melhor disco brasileiro de todos os tempos.

No mesmo ano, Lô lançou seu primeiro álbum solo, “Lô Borges”, conhecido como o “Disco do Tênis”, que consolidou sua identidade musical marcada pela psicodelia e pelo rock experimental.

Ao longo da carreira, Lô Borges se destacou pela melodia única e teve suas composições gravadas por grandes nomes da música brasileira, como Elis Regina, Tom Jobim, Skank, Flávio Venturini, Nando Reis e 14 Bis. Com mais de 14 álbuns lançados, o mais recente, “Céu de Giz”, em parceria com Zeca Baleiro, chegou ao público em agosto de 2025.

No Instagram, o perfil oficial do cantor Milton Nascimento, diagnosticado há pouco tempo com demência, postou homenagem ao parceiro. Milton foi acometido pela demência por corpos de Lewy, que é o terceiro tipo mais comum da condição.

Lô Borges E Bituca

LEIA MAIS: Adesão ao programa Reforma Casa Brasil começa nesta segunda-feira

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.