Morre Lô Borges, fundador do Clube da Esquina e ícone da MPB
Lô Borges, um dos fundadores do icônico Clube da Esquina, morreu na noite deste domingo (2), aos 73 anos. O artista mineiro estava internado desde 18 de outubro
Por Dinaldo dos Santos.
O cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do icônico Clube da Esquina, morreu na noite deste domingo (2), aos 73 anos. O artista mineiro estava internado desde 18 de outubro no Hospital Unimed, em Belo Horizonte, tratando um quadro de intoxicação medicamentosa.

Nascido em 10 de janeiro de 1952, na capital mineira, Salomão Borges Filho, conhecido artisticamente como Lô Borges, tornou-se um dos nomes mais importantes da Música Popular Brasileira (MPB). Ao lado de Milton Nascimento (Bituca) e Beto Guedes, foi peça fundamental na criação do Clube da Esquina, movimento que marcou a história da música brasileira.
O grupo surgiu na esquina das ruas Paraisópolis e Divinópolis, no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, e revolucionou a música ao misturar MPB, rock, jazz, folk e elementos da música clássica. O movimento rapidamente ganhou projeção nacional e tornou-se um símbolo cultural de Minas Gerais e do Brasil.
Em 1972, aos 20 anos, Lô Borges coassinou com Milton Nascimento o álbum duplo “Clube da Esquina”, considerado um dos maiores discos da música brasileira. O trabalho inclui clássicos como “O Trem Azul”, “Paisagem da Janela” e “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”. A obra foi eleita pela revista Rolling Stone o 7º melhor disco brasileiro de todos os tempos.
No mesmo ano, Lô lançou seu primeiro álbum solo, “Lô Borges”, conhecido como o “Disco do Tênis”, que consolidou sua identidade musical marcada pela psicodelia e pelo rock experimental.
Ao longo da carreira, Lô Borges se destacou pela melodia única e teve suas composições gravadas por grandes nomes da música brasileira, como Elis Regina, Tom Jobim, Skank, Flávio Venturini, Nando Reis e 14 Bis. Com mais de 14 álbuns lançados, o mais recente, “Céu de Giz”, em parceria com Zeca Baleiro, chegou ao público em agosto de 2025.
No Instagram, o perfil oficial do cantor Milton Nascimento, diagnosticado há pouco tempo com demência, postou homenagem ao parceiro. Milton foi acometido pela demência por corpos de Lewy, que é o terceiro tipo mais comum da condição.

LEIA MAIS: Adesão ao programa Reforma Casa Brasil começa nesta segunda-feira
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).