Lázaro Ramos lança livro no Pelourinho com crianças de escolas públicas
Lázaro Ramos participou de um passeio educativo com crianças para marcar o lançamento do livro 'Descobrindo a Minha História'
Por Bruna Castelo Branco.
O ator e escritor baiano Lázaro Ramos participou, no domingo (16), de um passeio educativo com crianças do Instituto Odara Oriheti Ayomide para marcar o lançamento do livro infantil Descobrindo a Minha História. A atividade percorreu locais ligados às diásporas afro-atlânticas no Centro Histórico de Salvador. Lázaro também é autor de "Na Nossa Pele", obra que dá continuidade ao livro "Na Minha Pele".
O trajeto teve início na Praça Tomé de Souza e incluiu visitas ao Terreiro de Jesus, ao Largo do Pelourinho, à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e ao Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab). A ação foi organizada em parceria com o Instituto Rio Memória Ação e reuniu 25 crianças de duas organizações sociais do Rio de Janeiro.

Segundo os organizadores, o encontro buscou homenagear a contribuição da população negra na formação do Brasil e incentivar a educação, a leitura e o reconhecimento da ancestralidade.
Nas redes sociais, Lázaro, membro da Academia do Emmy Internacional, celebrou o lançamento da obra. “Dia de lançamento do meu livro infantil ‘Descobrindo a Minha História’ aqui em Salvador. Editora Sextante. Começamos a manhã no coração da nossa cidade, mergulhando nas memórias e caminhos que moldam quem somos. Depois seguimos para um encontro cheio de afeto, escuta e troca, do jeitinho que só Salvador sabe proporcionar. Que dia potente! Saio emocionado com cada abraço, cada conversa e cada brilho nos olhos”, escreveu.
Durante o passeio, o ator ressaltou a importância da preservação da memória e do aprendizado intergeracional. “Escutar os mais velhos faz com que a gente aprenda sobre a nossa história. E quando a gente aprende sobre a nossa história, entende os erros que foram cometidos no passado e que a gente não quer mais que aconteçam e, ao mesmo tempo, percebe as coisas que fizeram com que a gente seja forte, a nossa potência, os nossos valores”, afirmou.

Sobre o livro
A obra surgiu após uma viagem de Lázaro Ramos à Etiópia e acompanha a jornada de um avô com dois netos rumo a outro tempo e lugar, estimulando os leitores a buscar suas origens. Durante o período no país africano, o ator visitou o Rio Omo, conectou-se a memórias da infância e às histórias da Ilha do Pati, e decidiu narrar essa experiência por meio dos personagens.
O livro apresenta ilustrações inspiradas na paisagem local e na arte das pinturas corporais dos povos do Rio Omo. A proposta é destacar os laços familiares e a importância de preservar o legado dos antepassados.
“É um livro que me enche de orgulho, cheio de magia, afeto e descobertas. [...] Uma história para as crianças pequenas e para as crianças que ainda vivem dentro dos adultos também”, escreveu Lázaro.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).