Lázaro Ramos conta que mãe já foi agredida por patroa: 'Era muito maltratada'

Lázaro Ramos afirmou que só compreendeu plenamente o impacto do racismo quando deixou a Ilha do Paty, na Baía de Todos-os-Santos

Por Bruna Castelo Branco.

Lázaro Ramos emocionou a jornalista Sandra Annenberg durante uma participação no Globo Repórter Personalidades, exibido na última sexta-feira (28). Ao revisitar a Ilha do Paty, na Baía de Todos-os-Santos, onde viveu a infância, o ator relatou episódios de racismo e relembrou situações difíceis envolvendo a mãe, que trabalhava como empregada doméstica.

No programa, Lázaro, que é autor de "Na Nossa Pele"obra que dá continuidade ao livro "Na Minha Pele", afirmou que só compreendeu plenamente o impacto do racismo quando deixou a ilha. “Eu fui descobrir o que é racismo e preconceito ao sair da ilha, ao ir para o mundo, ao tentar acessar outros lugares que pareciam que não eram para mim. Aí eu fui entender exatamente o que era. Mas, aqui eu vivi uma proteção, um amor, uma injeção de autoestima que foram importantíssimos”, disse.

Lázaro Ramos afirmou que só compreendeu plenamente o impacto do racismo quando deixou a Ilha do Paty, na Baía de Todos-os-Santos. | Foto: Redes Sociais

Questionado por Sandra Annenberg sobre a relação com a mãe, o ator, membro da Academia do Emmy Internacional, relatou a rotina de trabalho dela. “Com minha mãe, não tinha tempo ruim. Minha mãe trabalhava como empregada doméstica. Primeiro que trabalhava de domingo a domingo, não tinha folga. Os momentos que eu ia para a casa da empregadora dela, eu ficava trancado no quartinho”, afirmou.

Ele contou que a mãe era alvo de maus-tratos. “Ela era muito maltratada. Minha mãe não podia comer carne no trabalho dela, era ovo. Às vezes, quando eu estava lá, ela pegava um pedacinho escondido de carne para me dar. Dureza”, disse, emocionado.

Lázaro contou que a mãe era alvo de maus-tratos. | Foto: Redes Sociais

Em seguida, revelou um episódio marcante: “Para mim, é muito difícil falar sobre essas coisas, Sandra, porque eu não quero que isso me defina. E acho que não me define, assim como não define minha mãe. Eu vi minha mãe tomar um tapa da empregadora dela”.

Segundo o ator, a reação da mãe após a agressão o marcou profundamente. “Mas, para além do tapa, o que é mais simbólico para mim é que assim que ela acabou de tomar o tapa, ela entrou no quarto e me deu um sorriso. Ou seja, essa mulher estava sempre, sempre querendo que eu voasse, não queria que eu estacionasse em um lugar de sofrimento e dor”, declarou.

Durante o relato, Sandra Annenberg chorou ao lado do ator. | Foto: Redes Sociais

Durante o relato, Sandra Annenberg chorou ao lado do ator.

No programa, Lázaro também revelou que comprou o apartamento onde a mãe trabalhava, mas optou por doar o imóvel a uma instituição que acolhe pessoas resgatadas de trabalho análogo à escravidão, como forma de transformar uma memória dolorosa em um gesto positivo.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.