Bar realiza tributo a Jimmy Cliff na 'Terça da Bênção' no Pelourinho

O cantor jamaicano Jimmy Cliff morreu nesta segunda-feira (24), aos 81 anos

Por Ananda Costa.

O Negro’s Bar realiza nesta terça-feira (25), às 18h, um tributo a Jimmy Cliff durante mais uma edição do projeto “Terça do Reggae Sound System”, no Pelourinho. A homenagem integra a tradicional “Terça da Bênção” e contará com discotecagem de DJ Branco e Tulani Massai.

O bar é dissidente do primeiro espaço dedicado ao reggae no Pelourinho e da antiga Praça do Reggae, ambos idealizados por Albino Apolinário. Esses locais foram visitados por Jimmy Cliff em sua primeira passagem por Salvador.

A forte conexão da Bahia com o reggae consolidou o estado como um dos principais polos do gênero no país, e Jimmy Cliff teve papel fundamental nessa construção. A homenagem acontece um dia após a morte do artista, que faleceu aos 81 anos, reconhecido como uma das maiores referências do ritmo jamaicano.

Filha baiana de Jimmy Cliff

A filha baiana de Jimmy Cliff, Nabiyah Be, atriz e cantora de 30 anos, é nascida e criada em Salvador. | Foto: Redes Sociais

O anúncio da morte de Jimmy Cliff, feito pela família nesta segunda-feira (24), reacendeu o interesse mundial pela vida pessoal do ícone do reggae jamaicano. Entre os nomes conectados ao artista, um ganhou destaque no Brasil: Nabiyah Be, atriz e cantora de 30 anos, nascida e criada em Salvador.

Filha de mãe brasileira e de um dos maiores nomes da música jamaicana, Nabiyah cresceu imersa em shows internacionais, música marcantes e na efervescência cultural da capital baiana. Foi no encontro entre música e teatro que consolidou sua identidade artística — um percurso que ganha novos significados após a morte do pai.

Bahia e Olodum lamentam morte de Jimmy Cliff

O Esporte Clube Bahia também prestou homenagem. | Foto: Arquivo Pessoal

O Olodum e o Esporte Clube Bahia manifestaram pesar pela morte do cantor jamaicano Jimmy Cliff, aos 81 anos, anunciada nesta segunda-feira (24). Reconhecido como um dos maiores nomes do reggae mundial, o artista manteve ao longo de décadas uma relação profunda com a Bahia — onde fez shows marcantes, gravou com o Olodum, usou a camisa do Bahia e teve uma filha, a cantora e atriz Nabiyah Be.

Segundo comunicado divulgado pela esposa, Latifa, nas redes sociais, Jimmy Cliff sofreu uma convulsão seguida de pneumonia.

A proximidade do músico com o estado se intensificou nos anos 1980, durante uma turnê com Gilberto Gil que lotou estádios em Salvador, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Na capital baiana, a apresentação ocorreu na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.

LEIA MAIS: Ruan Pablo, do Bahia, sofre ataques racistas após eliminação no Mundial Sub-17

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.