Evento celebra literatura e memória na 'cidade-mãe da Chapada Diamantina'
1º FLIRCONTAS celebra literatura, cultura e memória em Rio de Contas, “cidade-mãe da Chapada Diamantina”
Por Da redação.
Nascido de um sonho coletivo, alimentado há mais de uma década por toda uma comunidade artística, cultural e literária, o 1º FLIRCONTAS (Festival Literário de Rio de Contas) será realizado entre os dias 27 e 29 de novembro na cidade considerada a “mãe da Chapada Diamantina”.

O evento gratuito — que propõe unir literatura, cultura, memória e território em uma grande celebração da palavra, da ancestralidade e das identidades locais — acontece no mês da consciência negra e do aniversário de fundação do município, que em 2025 completa 302 anos.
+Netos de Elis Regina viralizam ao cantar 'Romaria'; veja vídeo
Durante os três dias de festival, o público poderá participar de mesas de conversa com autores renomados e locais, oficinas artísticas e pedagógicas, apresentações teatrais e musicais, contações de histórias, mostras de audiovisual, lançamentos e distribuição de livros, cortejos com escolas, e vivências culturais e educativas voltadas ao diálogo com a literatura, o meio ambiente e a diversidade cultural.
+Wagner Moura diz que Oscar 'parece mais real' após nova indicação
Com o tema central “Palavra ancestral: vozes e saberes dos povos tradicionais”, a primeira edição do Festival propõe uma imersão nos saberes, nas lutas e nas expressões culturais de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais do Brasil, tendo como subtemas as mudanças climáticas, a educação antirracista, a cultura e o patrimônio do município.

Homenageados e atrações
O FLIRCONTAS presta homenagem, em sua edição inaugural, a três figuras fundamentais para a história e a identidade do território da Chapada Diamantina: Maria Brandão dos Reis, Carmo Joaquim da Silva e Laurindo Regis.
+Veja os 5 filmes mais esperados para entrar em cartaz em novembro
Lideranças de Rio de Contas, Maria Brandão dos Reis foi uma personagem marcante nas lutas sociais, Carmo Joaquim da Silva é um militante quilombola reconhecido nacionalmente e Laurindo Regis tem destacada atuação pelos direitos dos povos originários.
Participarão do evento nomes como Ryane Leão, Jean Wyllys e Olodum, em uma programação que contará ainda com o Flircontinhas, espaço dedicado ao público infantil, o FlirRua, programa para as juventudes, e o FlirCine, evento para os amantes do audiovisual.
O FLIRCONTAS é uma realização da Associação Resistência Negra e Quilombola, do Ponto de Cultura Oásis (Pontão Tecendo Redes) e da Prefeitura Municipal de Rio de Contas, com parceria do Governo do Estado da Bahia, por meio da Fundação Pedro Calmon e do projeto Bahia Literária. Conta ainda com o apoio das Secretarias Estaduais de Turismo, Educação e Cultura, do IPHAN, da PNAB e do Comitê de Cultura vinculado ao Ministério da Cultura.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).