Conheça a origem do Dia dos Avós, data que celebra amor e sabedoria

Mais do que uma simples comemoração, o Dia dos Avós tem origem religiosa e carrega um forte simbolismo relacionado à história cristã

Por Dinaldo dos Santos.

Celebrado no Brasil em 26 de julho, o Dia dos Avós é uma data dedicada a homenagear essas figuras tão importantes na vida de muitas famílias.

Mais do que uma simples comemoração, o dia tem origem religiosa e carrega um forte simbolismo relacionado à história cristã e à valorização da experiência e afeto dos mais velhos.

+ Concurso elege ‘Miss e Mister Melhor Idade’ no Dia dos Avós na Bahia

Dia dos Avós: a origem religiosa da data

A escolha do 26 de julho está ligada à tradição católica, que celebra nesta data o dia de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Embora não haja relatos detalhados sobre eles na Bíblia, sua devoção surgiu a partir de textos apócrifos e foi consolidada na tradição da Igreja Católica ao longo dos séculos.

+ Câmara pode votar projeto que aumenta penas para abandono de idosos

Dia Dos Avós. Foto: Feito por IA

Sant’Ana e São Joaquim são considerados padroeiros dos avós, e sua comemoração começou a ganhar destaque especialmente a partir do século XVI.

Em diversos países de tradição católica, como Portugal e Espanha, a data já era marcada por missas e homenagens, tradição que também se espalhou por países da América Latina, incluindo o Brasil

Dia dos Avós: programação religiosa em Salvador

Na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, duas paróquias têm a protetora de todos os avós como padroeira e prepararam programações especiais. Uma delas é a Paróquia Sant’Ana, no bairro do Rio Vermelho, cuja novena teve início no último dia 17, e seguiu até 25 de julho, sempre às 19h. O tema deste ano é “Esperando esperei no Senhor”.

+ Papa Leão XIV nomeia dois novos bispos auxiliares para Salvador

O ponto alto dos festejos acontece, neste sábado (26), data da memória litúrgica de Sant’Ana e São Joaquim, quando os fiéis participam de uma programação intensa: Missas às 7h30 e às 9h30, sendo esta seguida de Procissão Marítima (a depender das condições climáticas); e adoração ao Santíssimo Sacramento, das 11h às 17h.

Paroquia Santana, no Rio Vermelho, em Salvador. Foto: Reprodução | Wikipedia

A Missa Solene que marcará o encerramento dos festejos será presidida por Dom Emanuel d’Able do Amaral, OSB, às 18h.

Já a Paróquia Santíssimo Sacramento e Sant’Ana, localizada no bairro Nazaré, em Salvador, realizou um tríduo de 23 a 25 de julho, sempre com início às 19h. Antes, às 18h, os fiéis participavam da adoração ao Santíssimo Sacramento.

Como parte da programação, no dia 24 aconteceu a inauguração da Sala Santa Dulce dos Pobres, já que foi nesta Igreja que a religiosa teve certeza da vocação: a entrega da vida a Deus através do serviço aos mais pobres.

O espaço contou com um painel permanente em homenagem à primeira santa brasileira desta época, e temporariamente acolheu a imagem do Anjo Bom do Brasil, que ficou exposta para visitação até ontem (25).

Hoje (26), dia festivo, a programação inicia com a alvorada, às 6h. Serão celebradas Missas às 7h, às 8h30, às 10h, às 12h e às 15h. A Solene Celebração Eucarística acontecerá às 18h, sob a presidência do bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Marco Eugênio Galrão.

LEIA MAIS: MPBA realiza mutirão de reconhecimento de paternidade em Salvador

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.