Atriz vencedora do Oscar, Diane Keaton morre aos 79 anos na Califórnia

Atriz Diane Keaton morreu neste sábado (11), aos 79 anos, em sua residência na Califórnia, segundo comunicado oficial da família

Por Dinaldo dos Santos.

A atriz americana Diane Keaton morreu neste sábado (11), aos 79 anos, em sua residência na Califórnia, segundo comunicado oficial da família, que pediu privacidade neste momento. Não foram divulgados até o momento detalhes sobre a causa da morte.

Diane Keaton morre aos 79 anos. Foto: Reprodução | Metrópoles

Diane Keaton era um dos nomes mais famosos de Hollywood. Ela venceu o Oscar de melhor atriz em 1977 pelo papel no filme "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa".

Com a morte de Keaton, o ano de 2025 sofre mais uma grande perda do cinema mundial. Recentemente, há menos de um mês, o ator e cineasta norte-americano Robert Redford morreu aos 89 anos. Em 1980, venceu o Oscar de Melhor Diretor pelo filme Gente como a Gente. Em 2002, recebeu um Oscar honorário pelo conjunto da obra, sendo reconhecido como uma inspiração para cineastas em todo o mundo.

Carreira de Diane Keaton

Diane Keaton teve seu primeiro destaque em Hollywood com o filme "O Poderoso Chefão" (1972). Diane foi escolhida pelo diretor Francis Ford Coppola para interpretar Kay Adams, par romântico do protagonista Al Pacino. Ela retornou ao personagem nas sequências da franquia em "O Poderoso Chefão - Parte 2" (1974) e na Parte 3 (1990).

Keaton esteve em diversos filmes de Woody Allen. Ela estrelou longas do diretor como "Sonhos de um Sedutor" (1972), "O Dorminhoco" (1973) e "A última Noite de Boris Grushenko" (1975).

A parceria longeva com Woody fez com que Diane defendesse o diretor das acusações de estupro. Em 2018, ela declarou lealdade ao cineasta, que sofria acusações de abuso sexual.

O Oscar da atriz veio em 1977, em um filme dirigido por Woody. Ela venceu a estatueta com a atuação no filme "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa".

O Oscar e sua força transformadora na vida de um artista

A consagração de Diane Keaton veio com o Oscar de Melhor Atriz por “Annie Hall” (1977) — prêmio que não apenas consolidou sua imagem como uma das maiores intérpretes de sua geração, mas também redefiniu os padrões da comédia romântica no cinema americano.

O reconhecimento da Academia de Hollywood é, historicamente, um marco na trajetória de qualquer artista, abrindo portas e assegurando um lugar permanente na história da sétima arte.

Foto: Ilustração | Pexels

Na mais recente edição do Oscar, inclusive, o Brasil teve motivos para comemorar com 'Ainda estou aqui', dirigido por Walter Salles e que teve Fernanda Torres e Selton Melo no elenco, venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional, na 97ª edição do prêmio. 

Para 2026, há uma nova aposta nacional: o ator baiano Wagner Moura fez história ao se tornar o primeiro ator sul-americano a receber o Golden Eye Award no Festival de Cinema de Zurique. A honraria impulsiona Moura e o filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, para as principais premiações internacionais de 2026, incluindo o Oscar.

LEIA MAIS: Garota de programa que diz estar grávida de Neymar mostra exame de DNA

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.