Aratu Tá On: Rafa Barreto, do Jammil, revela ligação familiar com o Olodum; confira

Durante participação no Aratu Tá On, Rafa Barreto, cantor da Banda Jammil, falou sobre parentesco com ex-presidente do Olodum

Por Juana Castro.

Banda Jammil abre o verão com show gratuito na Ponta de Humaitá

Durante o podcast Aratu Tá On, exibido nesta quarta-feira (14), o cantor Rafa Barreto, vocalista da banda Jammil, compartilhou uma curiosidade sobre sua trajetória pessoal e musical: ele é sobrinho de João Jorge, ex-presidente do Olodum e atual presidente da Fundação Palmares.

Ao falar sobre suas origens, o artista destacou a forte ligação familiar com a cultura afro-baiana e com o Olodum. “Pouca gente sabe, mas, na minha história, dentro do axé, dentro de um celeiro que é de tambores... nasci na quadra do Olodum. Meu tio é João Jorge, hoje presidente da Fundação Palmares. É irmão de mainha. Sangue mesmo. Minha família toda por parte de mãe é preta”, afirmou.

+ Viola Davis se encontra com João Jorge, presidente da Fundação Palmares, em Salvador

Rafa Barreto, cantor da banda Jammil, participou do Aratu Tá On nesta quarta-feira (14)

Rafa Barreto relatou que teve vivência direta com o bloco afro desde a infância, participando de atividades musicais e convivendo com integrantes do grupo. “Já cantei ali, já toquei... Mas cresci ouvindo outras coisas também mais pop. E o Olodum não é tão pop, apesar de ter gravado muitas músicas com artistas pop, inclusive com Michael Jackson”, disse.

Segundo o cantor, apesar da proximidade e do aprendizado com os tambores, nunca houve a expectativa de integrar oficialmente o grupo. “O Olodum tem a célula, a identidade... e outros cantores que vão fazer muito melhor do que eu posso fazer. É a questão da célula, do dendê, do tambor. Então não teria isso”, explicou.

Rafa Barreto participou da Terça da Bênção, do Olodum, recentemente | Foto: Edgar Souza

O artista também relembrou a formação musical dentro da Escola Criativa Mirim Olodum, onde sua mãe atuava como professora. “Apesar de ser da família, de tocar repique, tarô, surdo. A gente aprendeu na Escola Criativa Mirim Olodum. Minha mãe era professora de direitos humanos e português nessa escola. Eu pequeno ficava ali, pra cima e pra baixo”, contou.

Rafa destacou ainda os laços afetivos construídos desde a infância com os músicos do Olodum. “Os meninos da banda 'é tudo' primo. Todos me viram pequeno, desde o início. Muitos foram criados por minha mãe também, que viajou muito com eles”, completou.

Confira abaixo:

+ Banda Jammil abre o verão com show gratuito na Ponta de Humaitá

Jammil + Forte

No episódio de hoje, Rafa falou sobre o mais novo projeto da banda, o "Jammil + Forte", gravado no Monte Serrat e lançado no primeiro dia do verão, em dezembro.

O projeto traz releituras e novas versões de sucessos do grupo, além de uma interpretação especial do clássico “Brasil Pandeiro”, de Assis Valente, eternizado na voz dos Novos Baianos. A música será uma das apostas do Jammil para a temporada, com um arranjo que valoriza os elementos rítmicos do samba e dialoga com a energia do Carnaval.

Vale lembrar que o tema oficial do Carnaval de Salvador em 2026 é “110 Anos de Samba”. Trata-se de celebração ao registro da canção "Pelo Telefone", considerada o primeiro samba oficial do Brasil, em homenagem à cultura baiana e à casa da Tia Ciata, no Rio de Janeiro.

+ Jammil celebra 10 anos do 'Vamos Ver o Pôr do Sol' com edição especial

Aratu Tá On

Esse é o décimo sexto episódio do podcast Aratu Tá On. Agora falando de música, mas na última semana o produto abordou o mundo do cinema e antecipou as premiações que estão no radar, como o Globo de Ouro e Oscar.

Antes disso, para encerrar o ano, a astróloga Bia Santos fez as previsões para o ano de 2026

Aratu Tá On no Spotify

O Aratu Tá On, podcast do Aratu On, agora está disponível também no Spotify. Dessa forma, os fãs podem ouvir as entrevistas leves, bem-humoradas e com tempero baiano a caminho do trabalho, na academia, durante a faxina ou onde preferir.

O novo formato estreou no tocador de áudio no dia 1º outubro, recebendo o cantor Zau. A entrevista foi conduzida pelas jornalistas Anna Caroline Santiago e Ananda Costa.

Desde então, a atração recebeu convidados como O KanalhaJ. Eskine, o contador André Luis Santos, o influencer Ruivo Baiano, entre outros. Além de João Tramm, entrevistador da vez, os jornalistas Anna Caroline Santiago, Ananda Costa, Juana Castro, Júlia Naomi e Matheus Caldas também realizam as entrevistas, que seguem disponíveis no canal do Aratu On no YouTube.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.