Provas discursivas do CNU têm segurança reforçada por 22 mil agentes
Provas discursiva do CNU integram operação nacional que mobiliza mais de 22 mil profissionais responsáveis por segurança
Por Dinaldo dos Santos.
As provas discursivas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025, que será aplicado neste domingo (7), estão sob guarda das forças de segurança e, em várias regiões do país, armazenadas em unidades da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O material, distribuído ao longo da semana, integra uma operação nacional que mobiliza mais de 22 mil profissionais responsáveis por segurança, vigilância, transporte e aplicação do exame.
A logística é coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
A operação conta ainda com apoio da Polícia Federal, da PRF, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Força Nacional, do Inep e de forças estaduais de segurança dos 26 estados e do Distrito Federal. Do total de profissionais mobilizados, 11 mil são ligados às forças de segurança.
Segurança do CNU: PRF armazena maior parte das provas
A maior parte das provas está armazenada em bases da PRF, que mantêm vigilância 24 horas até o envio dos malotes aos 228 municípios onde o exame será aplicado. Na manhã de domingo, o material segue para os 290 polos de aplicação e, no mesmo dia, começa o recolhimento para digitalização e correção.
Segundo o governo, o armazenamento em estruturas de segurança federal reforça a integridade da etapa discursiva e reduz riscos durante o transporte.
A operação também busca garantir acesso à prova para todos os candidatos classificados, inclusive em áreas remotas. No Amapá, malotes serão escoltados até Oiapoque para atender duas candidatas. Situações semelhantes ocorrerão em Uruguaiana (RS), Breves (PA), na Ilha do Marajó, e em outros 26 municípios com até dez participantes.

A diretriz é assegurar inclusão total: mesmo que haja apenas um inscrito em um município distante, a prova será levada até ele.
CNU 2025
A prova, apelidada de Enem dos Concursos está em sua segunda edição, que teve 761 mil inscritos e abstenção média nacional de 42,8% no primeiro dia de aplicação. A disponibilização da imagem do cartão de respostas, das notas finais das provas objetivas e da convocação para a prova discursiva ocorrerá em 12 de novembro. A segunda fase do concurso está marcada para 7 de dezembro.
A etapa discursiva segue o mesmo modelo de governança integrada adotado na primeira edição do CNU. A FGV, responsável pela aplicação, atua em parceria com órgãos de segurança federais e estaduais para monitoramento constante.
Todo o processo será acompanhado em tempo real neste domingo pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, que reunirá representantes de todas as instituições envolvidas.
Ao todo, cerca de 42 mil candidatos farão a prova discursiva simultaneamente em polos distribuídos pelas 27 unidades da Federação. A escolha dos locais priorizou acessibilidade e a redução de deslocamentos.
CNU terá provas a cada dois anos, prevê ministra
“A nossa ideia é que a gente possa deixar tudo pronto para que essa política se torne uma política permanente”. Com essa declaração, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck anuncia o objetivo de tornar o Concurso Nacional Unificado (CNU) uma prova bianual. A afirmação foi feita no dia 8 de agosto, durante o programa Bom Dia, Ministra, transmitido pelo Canal Gov, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
LEIA MAIS: Golpistas usam dados reais para criar cobranças falsas da Receita Federal
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).