Coelba abre 81 vagas exclusivas para mulheres em curso de eletricista
Seleção para curso de eletricista gratuito da Coelba têm 81 vagas em turmas exclusivamente femininas
Por Júlia Naomi.
Três cidades da Bahia terão turmas exclusivamente femininas em um curso de eletricistas gratuito oferecido pela Escola de Eletricistas da Neoenergia Coelba. De acordo com a companhia, a iniciativa visa contribuir para a equidade de gênero em uma carreira predominantemente masculina. As inscrições para o processo seletivo estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de janeiro.

O chamado "Curso livre de capacitação em instalação elétrica predial e redes de distribuição de energia elétrica" oferece três turmas femininas, cada uma com 27 vagas, distribuídas entre os municípios de Ipiaú, Porto Seguro e Jacobina, com aulas realizadas pelo SENAI.
De acordo com a organização, o objetivo do curso é formar profissionais com conhecimentos básicos e específicos sobre eletricidade, preparando os participantes para trabalhar com instalações elétricas em casas e redes de distribuição de energia.
As participantes que concluírem o curso e forem aprovadas em todas as matérias receberão um certificado do SENAI e serão integradas ao "banco de talentos da Neoenergia", com a possibilidade se serem contratadas futuramente.
Regime e duração do curso de eletricista da Coelba
O curso será semipresencial e terá aulas ministradas com aulas ao vivo, mediadas por tecnologia, ao longo de 2026. A carga horária diária é de 4 horas, das 18h às 23h de segunda a sexta-feira, com possibilidade de aulas aos sábados e domingos.

Carga horária total por tipo de turma
- Turma STC (Serviços Técnicos Comerciais): 540h (368h presenciais);
- Turma Obras: 800h (628h presenciais).
Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente por meio do formulário correspondente ao município de interesse, disponível no site da Neoenergia. No próprio formulário, a candidata encontra as informações sobre as etapas do processo seletivo.
Para participar, é necessário ter concluído o ensino médio, estar com 18 anos completos no ato da inscrição e ser portadora de carteira de habilitação definitiva e válida nas categorias B, C ou D, além de ter disponibilidade para frequentar o curso.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).