Últimos dias para se inscrever na Prova Nacional Docente

Aplicação da Prova Nacional Docente (PND) acontecerá no dia 26 de outubro

Por Júlia Naomi.

Interessados em concorrer na Prova Nacional Docente têm até a próxima sexta-feira (25) de julho para realizar a inscrição. Apelidada de Enem dos Professores, a prova funcionará de forma semelhante a um concurso nacional unificado, servindo de alternativa para a seleção de professores da educação básica. 

Prova Nacional Docente (PND) seguirá seguirá matriz de avaliação do Enade das Licenciaturas. Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A ser aplicada em todo Brasil no dia 26 de outubro, a PND tem o objetivo de auxiliar estados e municípios a selecionarem professores para as suas redes, podendo ser utilizada como único critério ou como parte da seleção dos profissionais. Dessa forma, as redes de ensino possuem autonomia para utilizar o resultado da avaliação de forma classificatória, eliminatória ou complementar. Nas 5 regiões do país, 22 estados e 1.508 municípios aderiram voluntariamente à aplicação da prova.

+ Concurso Redação Nota 1000 Bahia premiará estudantes da rede estadual

Profissionais formados em cursos de literatura que tenham interesse em concorrer em processos seletivos que adotem o resultado da avaliação como etapa de admissão podem realizar a PND. Além disso, estudantes concluintes de cursos de licenciatura que estejam inscritos no Enade 2025 também podem participar da avaliação. As inscrições devem ser feitas por meio do Sistema PND.

Até sexta-feira (25), também é possível solicitar atendimento especializado e uso de nome social. As regras para a realização da PND estão disponíveis no Edital nº 72/2025, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Prova Nacional Docente será aplicada no dia 26 de outubro. Foto: Divulgação / MEC

A taxa de inscrição custa R$85 e deve ser paga até 31 de julho. Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e doadores de medula óssea também têm direito à isenção.

Saiba mais sobre a Prova Nacional Docente (PND)

A Prova Nacional Docente seguirá a matriz da avaliação teórica do Enade das Licenciaturas, que contempla 17 áreas de conhecimento, desde a edição de 2024. De acordo com o Ministério da Educação, a PND será aplicada anualmente, para estimular a realização de concursos públicos. A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, instituído pelo Decreto n.º 12.358/2025, a fim de fortalecer a formação docente.

Leia também: Enem dos Concursos terá provas a cada dois anos, prevê ministra

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.