Gabarito preliminar da Prova Nacional Docente (PND) já está disponível
Período para pedir recurso sobre o gabarito preliminar da Prova Nacional Docente (PND) vai até quarta-feira (29)
Por Júlia Naomi.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o gabarito preliminar da Prova Nacional Docente (PND) e o padrão de resposta da questão discursiva da avaliação, nesta terça-feira (28). A primeira edição da avaliação, também chamada de "Enem dos Professores", foi aplicada no domingo (26).

Prazo para pedir recurso sobre o gabarito Prova Nacional Docente (PND)
Os resultados preliminares estão disponíveis no site do Inep e podem ser consultados aqui. Interessados em entrar com recurso sobre as referências de correção têm um prazo de dois dias, entre esta terça-feira (28) e amanhã (quarta-feira 29). Segundo o órgão, os resultados das solicitações serão divulgados no dia 10 de novembro, um dia antes da versão oficial do gabarito. O resultado final da prova será divulgado no dia 10 de dezembro.
A Prova Nacional Docente avalia o aprendizado de estudantes de licenciatura que estão concluindo a graduação e pode ser usada seleção de professores da educação básica pública. Desse modo, profissionais da educação formados que desejam ter sua nota contemplada em concursos públicos também puderam participar.

O exame busca apoiar concursos públicos realizados por estados e municípios que aderirem voluntariamente. O resultado da prova pode ser usado como critério único ou parcial dos processos seletivos, de forma classificatória, eliminatória ou complementar.
PND tem mais de 55 mil inscritos na Bahia
A avaliação possui a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que, desde a sua edição de 2024, tem enfoque nos cursos de formação docente. Em todo o país, a iniciativa teve 1.086.914 de inscritos, dos quais 55.320 mil foram no estado da Bahia.
A PND faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que busca incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, por meio de ações de qualificação e reconhecimento.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).