Prazo para comprovar informações de inscrição no Prouni termina hoje
Estudantes pré-selecionados no Prouni devem enviar documentação para comprovar informações declaradas na inscrição
Por Júlia Naomi.
O prazo para comprovar informações declaradas na inscrição do Programa Universidade para Todos (Prouni), termina nesta sexta-feira (5). Os estudantes pré-selecionados por meio da lista de espera do segundo semestre de 2025 devem entregar a documentação completa à instituição de ensino superior privada para a qual foram selecionados.
A lista de espera do Prouni 2025/2 é destinada aos candidatos que não foram aprovados nas chamadas regulares ou que ficaram sem vaga devido à não formação de turma no curso e faculdade escolhidos. O resultado pode no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Documentos necessários para comprovar informações de inscrição no Prouni
O envio de documentos pode ser feito virtualmente ou presencialmente, de acordo com as normas estabelecidas pela faculdade. Após o recebimento, a instituição deve emitir um atestado de entrega. Entre a documentação necessária estão:
- Documento de identificação com foto e CPF;
- Comprovantes recentes de renda que comprovem a renda bruta mensal de todos os membros da família;
- Comprovante de residência em nome do estudante ou de um dos membros da família;
- Certificado de conclusão do ensino médio que atenda aos requisitos do Prouni (como ter cursado em escola pública).
Estudantes que foram bolsistas em escolas particulares também precisam apresentar documentos que comprovem a situação.
Prazo para divulgação de resultados
As instituições de ensino superior particulares têm até o dia 12 de setembro para divulgar a aprovação ou reprovação dos candidatos, além do termo de concessão da bolsa, caso o resultado seja positivo.
As instituições de ensino que optarem por efetuar um processo próprio de seleção já deverão ter comunicado formalmente aos candidatos pré-selecionados sobre a existência dessa exigência, de acordo com o Edital n° 14/2025.
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi criado pelo governo federal em 2004 e oferece bolsas de estudo para cursos de graduação em instituições privadas de todo o Brasil
Do total de 3,5 estudantes contemplados ao longo dos 20 anos de existência do programa, 2,5 milhões receberam bolsas de estudo integrais (100%). Os demais beneficiados obtiveram bolsa parciais de 50%.
Atualmente, o programa beneficia 632.503 estudantes, matriculados em 1.851 instituições privadas de ensino superior no Brasil, sendo 533.790 integral.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).