Lula regulamenta lei que restringe uso de celular nas escolas

O decreto foi emitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e divulgado nesta quarta-feira (19)

Por Da Redação.

As normas que limitam o uso de dispositivos eletrônicos portáteis pessoais por alunos em instituições públicas e privadas de ensino básico foram definidas nesta quarta-feira (19). Dentre as diretrizes estão estratégias para direcionar os alunos e treinar os profissionais da educação sobre o assunto.


O decreto presidencial que regulamenta a Lei 15.100/2025 foi emitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e divulgado nesta quarta-feira (19) no Diário Oficial da União. O documento enfatiza a administração democrática da educação e assegura o envolvimento da comunidade escolar na adaptação das normas ao cenário local.


Foto: Ilustração | Freepik

Foto: Ilustração | Freepik




A descrição das exceções ao uso de aparelhos eletrônicos requer um atestado, relatório médico ou outro documento assinado por um profissional de saúde, nos casos em que o aluno precise do celular para utilizar tecnologia assistiva no processo de aprendizagem.


Ademais, em situações de monitoramento e assistência a condições de saúde. A norma pode ser modificada para outros métodos de comprovação, conforme a decisão dos sistemas educacionais.


O decreto também estabelece a incorporação de estratégias para orientar os alunos e capacitar os docentes nos regulamentos escolares e nas propostas pedagógicas. As ofertas de educação digital para o uso seguro, responsável e balanceado de dispositivos eletrônicos são obrigatórias para os professores. Além disso, eles devem estar aptos a reconhecer indícios de angústia psíquica em alunos.


Também deve ser especificado nos documentos das instituições educacionais como os celulares serão utilizados de maneira pedagógica e como serão guardados durante as aulas ou os intervalos.


As instituições educacionais também terão a responsabilidade de definir as repercussões do desrespeito à lei, levando em conta as diretrizes estabelecidas pelas normas federais e as diretrizes do Conselho Nacional de Educação.


Foto: Ilustração | Freepik

Foto: Ilustração | Freepik




LEIA MAIS: Saiba quem são os 34 denunciados pela PGR por crime de golpe de Estado

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.