Bahia oferece 400 bolsas para professores liderarem Clubes de Ciências
Professores da rede estadual de ensino interessados em desenvolver e coordenar Clubes de Ciências podem se inscrever
Por Júlia Naomi.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), oferece 400 bolsas para professores da rede estadual de educação coordenarem Clubes da Ciência. A iniciativa é promovida por meio do Edital de Concessão de Bolsas a Coordenadores de Clubes de Ciências, do programa Bahia Faz Ciência na escola.
A proposta busca fortalecer o ensino de ciências, incentivar o protagonismo estudantil e aproximar os alunos da cultura científica. Professores de todo estado da Bahia interessados em desenvolver projetos científicos nas escolas em que trabalham podem participar da seleção.
“Queremos que os estudantes enxerguem a ciência como parte do seu cotidiano e como uma possibilidade real de futuro, inclusive com impacto direto no território onde vivem”, explica chefe de gabinete da Secti, Marcius Gomes.
A iniciativa conta com um investimento de R$8 milhões e prevê a implantação de uma metodologia adaptada do Parque Tecnológico da Bahia, chamada Trilha da Inovação dentro das escolas. A Trilha apresenta etapas que envolvem aprendizados sobre cultura de patente, incubação de ideias e aceleração de projetos, com apoio de parceiros como Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Social da Indústria (Sesi).
Distribuição das bolsas para professores de Clubes de Ciências
Com 70% das vagas direcionadas reservadas para mulheres, o edital contempla diferentes modalidades de ensino:
- 160 bolsas para escolas de tempo integral;
- 120 para unidades com educação profissional e tecnológica;
- 120 para escolas com ensino fundamental (2º ciclo) e/ou médio em tempo parcial.
Professores da rede estadual de ensino interessados em participar da seleção para as bolsas devem se inscrever até o dia 8 de agosto, no site da www.fapesb.ba.gov.br.
Aqueles que já acompanham seus estudantes em projetos científicos poderão acumular bolsas. Desse modo, mesmo se já receberem bolsas de programas federais, poderão ser contemplados pela seleção. Segundo a Secti, esta é uma maneira de ampliar oportunidades e incentivar ainda mais o envolvimento dos docentes na formação científica dos estudantes.
Foto: Últimos dias para se inscrever na Prova Nacional Docente
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).