Energia mais barata: Aneel reduz bandeira tarifária em outubro
Aneel confirma redução na bandeira tarifária em outubro para vermelha patamar 1 e conta de energia terá custo menor
Por Lucas Pereira.
A conta de energia vai ficar mais barata no mês de outubro após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmar a redução na bandeira tarifária para o mês. Neste 10º mês do ano, será aplicada a bandeira vermelha patamar 1, após dois meses (agosto e setembro) de vigência da patamar 2.
Dessa forma, com a redução da bandeira tarifária em outubro, as tarifas dos consumidores terão acréscimos de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Em setembro, durante a bandeira vermelha patamar 2, o custo adicional era de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos. Vale lembrar que a primeira mudança tarifária na conta de energia aconteceu em maio — saiu de verde para amarela.
Conforme a Aneel explicou, as condições de geração ainda não são favoráveis e, por isso, é necessário o acionamento das termelétricas. De acordo com a agência, a indicação do volume de chuvas abaixo da média e o consequente reflexo no nível dos reservatórios não são favoráveis para a geração das usinas hidrelétricas
Diante da definição da Aneel, a Neoenergia Coelba orienta os seus clientes a evitarem o desperdício de energia, por meio de ações simples no dia a dia, como manter lâmpadas desligadas quando não estiver no ambiente e retirar os aparelhos da tomada sempre que não estiver utilizando.
Produção de energia na Bahia
A Bahia tem se consolidado como um dos maiores polos de energia renovável do Brasil, ocupando posição de destaque na produção de energia solar e eólica. O protagonismo da região não fortalece apenas a matriz energética nacional, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico e social do estado, gerando empregos, atraindo investimentos e promovendo capacitação profissional.
Além da liderança em fontes limpas, a Bahia enfrenta desafios estratégicos relacionados ao abastecimento de água, saneamento básico e infraestrutura logística, que são fundamentais para garantir a sustentabilidade do crescimento regional. Nesse cenário, compreender o papel da energia e do abastecimento no cotidiano da população e no futuro do estado é essencial para avaliar como a Bahia vem transformando seu potencial natural em motor de progresso.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).