Economia

Associações dizem que estoque de arroz para o Brasil está garantido: 'Temos bastante para as regiões centrais'

Rio Grande do Sul é responsável por 70% da produção do grão no país

Por Da Redação

Associações dizem que estoque de arroz para o Brasil está garantido: 'Temos bastante para as regiões centrais'Créditos da foto: Reprodução / Freepik

Produtores de arroz e supermercados informam que não há risco de desabastecimento do grão no Brasil, apesar das enchentes no Rio Grande do Sul, estado responsável por 70% da produção nacional. A garantia é da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).


Diante do risco de haver especulação e pelo e aumento da procura pelo produto por consumidores preocupados em estocar arroz, o governo federal publicou, no Diário Oficial da União desta sexta-feira (10/5), uma medida provisória que autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a importar até 1 milhão de toneladas de arroz beneficiado ou em casca, por meio de leilões públicos, para recompor os estoques.


Presidente da Federarroz, Alexandre Velho disse que é um  “problema momentâneo de logística”, principalmente na ligação com o interior do estado, mas a ligação com os grandes centros, por meio da BR-101, está normal. “Temos bastante arroz para deslocar para as regiões centrais do Brasil. Então não existe qualquer problema com relação ao abastecimento ou uma necessidade urgente de importação”, complementou.


ARROZ NA BAHIA


Na Bahia, supermercados passaram a restringir a compra de arroz. Conforme registros obtidos pela reportagem do Grupo Aratu, estabelecimentos de atacado e varejo de Salvador, como Atacadão e Assaí, limitam a venda do insumo em até 50 pacotes por pessoa. No Atakarejo, a orientação é que a venda seja de até 30 pacotes.


O Aratu On conversou com representantes de supermercados de Salvador. Em condição de anonimato, as fontes apontaram sinalização dos fornecedores gaúchos de que haverá escassez da produção de arroz.


Com informações da Agência Brasil


LEIA MAIS: Supermercados na Bahia restringem venda de arroz devido a enchentes no Rio Grande do Sul


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.