AO VIVO Últimas Notícias
23/11/2022 12h14 | Atualizado em 23/11/2022 12h25

Colunista de economia do Aratu On dá dicas para evitar a ‘black fraude’, nesta sexta

Já presente no calendário brasileiro, a 'black friday' chegou para ficar, e a de 2023 acontece nesta sexta-feira (25/11)

Colunista de economia do Aratu On dá dicas para evitar a 'black fraude', nesta sexta Foto: ilustrativa/Pexels
Juana Castro

Já presente no calendário brasileiro, a 'black friday' chegou para ficar, e a de 2023 acontece nesta sexta-feira (25/11). No entanto, é preciso ficar atento às promoções, e seus direitos, para não cair em fraudes ou 'ofertas' nada vantajosas.

Para o contador, professor e empresário André Luis, presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA) e integrante do time de Colunistas On, boa parte da população compra "na emoção", e nem sempre por necessidade. "Entretanto, por necessidade ou não, a população é livre para as suas aquisições e, por isso, trago a orientação no uso básico do método da pesquisa de preço", diz.

"Primeiro, ver quanto era o valor do produto, para comparar com o desconto evidenciado e ver se, de fato, há uma redução no preço. Aumentar um valor, depois dar o desconto e o líquido ficar igual a como era antes não é redução, né? Então, acompanhe e analise os preços desde agora", frisa o contador.

"Outro ponto importante é a pesquisa entre os diferentes fornecedores para aproveitar a melhor oportunidade", acrescenta. "Por fim, avalie se a melhor opção é pagar à vista ou parcelado. Ficando à vista, vai deixar você descapitalizado para o resto do mês. Se parcelado, vai comprometer demasiadamente a sua renda para os meses seguintes. Sendo assim, todo planejamento faz necessário. Vejam o que têm de necessidade e programem-se com os valores", completa o presidente do CRC-BA.

Confira todos os conteúdos exclusivos do professor André Luis em Colunistas On (clique aqui).

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!