Rende mais no trabalho quem sai para beber e fofocar com os colegas, diz estudo
A pesquisa revelou ainda que, nas melhores equipes, 35% tomaram café ou chá juntos, em comparação com 24% das outras equipes. Já as bebidas alcoólicas estiveram presentes em 24% das saídas de quem teve alto rendimento, contra 15% para os outros.
Se você quiser criar um time de alta perfomance na sua empresa, a solução encontrada por pesquisadores de uma empresa americana é bem simples: junte todos os funcionários numa mesa de bar e vire amigo deles. Parece brincadeira, mas o estudo da empresa de softwares Front com 1.106 profissionais de mais de 15 setores chegou a essa conclusão.
“Há muito sabemos que amizades no local de trabalho geram funcionários mais produtivos, e não apenas porque é mais fácil trabalhar com amigos. É porque há mais em jogo. Quando os colegas estão próximos, um esforço insuficiente significa mais do que um cliente insatisfeito ou um gerente insatisfeito. Significa decepcionar seus amigos", explica o Dr. Ron Friedman, psicólogo social especializado em motivação humana e fundador de uma empresa de aprendizagem e desenvolvimento para profissionais.
A pesquisa vai além e sugere que equipes de alto desempenho não têm apenas amizades, mas "relacionamentos autênticos". "Eles compartilham emoções positivas e negativas; são colaborativos, mas também competitivos; eles trabalham duro, mas arrumam tempo para fofocar, criar laços sobre assuntos não relacionados ao trabalho e até mesmo discutir livros", cita o relatório.
Nos times de alta perfomance, por exemplo, 82% disse elogiar seus colegas com frequência, o que cai para 71% em equipes normais. No melhor grupo, 60% usa emojis e 52% usam gif; contra 45% e 36% dos outros, respectivamente. Rir com os colegas foi marcado por 54% dos integrantes que rendem mais, contra 38% dos que rendem menos.
A pesquisa revelou ainda que, nas melhores equipes, 35% tomaram café ou chá juntos, em comparação com 24% das outras equipes. Já as bebidas alcoólicas estiveram presentes em 24% das saídas de quem teve alto rendimento, contra 15% para os outros.
Mesmo emoções negativas, como o sarcasmo, são usadas por 46% dos membros da equipe de alto rendimento durante as conversas, 10% a mais do que o outro grupo. Entre os melhores colocados, 38% responderam que usam palavrões com os colegas, em comparação com 27% das outras equipes. Confira a pesquisa completa, em inglês.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.