Por que a água vem com um prazo de validade na garrafa?
No Brasil, a regulamentação determina que, se a embalagem for de plástico, a validade deve ser de 1 ano
Afinal de contas, água tem validade? Estraga? E, se não, por que vem uma data de validade impressa na garrafinha?
Para começar, é importante ressaltar: não, água não tem data de validade. Porém, a garrafa, ou melhor, o plástico, tem. Com o passar do tempo, a embalagem começa a soltar substâncias químicas, como microplásticos, e a se decompor, o que, segundo estudos científicos, pode ser nocivo à saúde.
Mudanças de temperatura e a forma como a garrafa é armazenada podem acelerar o processo de decomposição do material - o que pode, inclusive, mudar o gosto e o cheiro da água.
No Brasil, a regulamentação determina que, se a embalagem for de plástico, a validade deve ser de 1 ano. No caso das garrafinhas de vidro, esse prazo aumenta para 2 anos.
No caso da água com gás, a validade é ainda menor: se embalagem for de plástico, o consumo deve ser feito em até seis meses. Caso seja de vidro, o máximo é 1 ano. Porém, depois de aberta, a recomendação é consumir o produto em, no máximo, duas semanas.
Os galões de plástico, aqueles de 10 e 20 litros, também têm validade, e só podem ser reutilizados por até três anos.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!