Curiosidades

Peixe arco-íris que nasce fêmea e se torna macho intriga cientistas

O peixe muda de aparência e sexo à medida que envelhece. Eles começam a vida como fêmeas e amadurecem em machos, quando ganham mais cores e ficam semelhantes a um arco-íris.

Por Diego Adans

Peixe arco-íris que nasce fêmea e se torna macho intriga cientistas divulgação/Yi-Kai Tea

Uma peixe, que nasce fêmea e se torna macho ao passar dos anos, foi classificado como uma nova espécie, na região das Ilhas Maldivas. De acordo com o UOL, ele era considerado uma variação de outra espécie.


Agora, porém, pesquisadores do Hope for Reefs da Academia de Ciências da Califórnia (Estados Unidos) diferenciaram e nomearam o bodião-de-fada-de-rosa (Cirrilabrus finifenmaa).


O peixe "trans" mede, mais ou menos, o tamanho do dedo humano e começa a mudar o gênero à medida que envelhece. Eles começam a vida como fêmeas e amadurecem em machos, quando ganham mais cores e ficam semelhantes a um arco-íris. As cores ficam mais evidentes na época de acasalamento.


O animal, inclusive, já era conhecido desde 1990, mas levou a nova denominação em 2022. 




LEIA MAIS: Presidente eleito, Lula diz em primeiro discurso que combate à miséria é sua missão


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.