O metrô de Salvador é inimigo da sandália Crocs? Descubra o porquê de ela ser proibida nas estações da cidade
Para entender os motivos que levaram essa norma a ser criada, o Aratu On entrou em contato com a CCR
Há algumas semanas, uma imagem no mínimo curiosa sobre o metrô de Salvador viralizou no Twitter. Não foi reclamação, denúncia de mau funcionamento, briga e nem fotos +18 nos banheiros das estações. O que chamou a atenção foi uma plaquinha na escada rolante que sinaliza a proibição do uso de sandálias Crocs, feitas de borracha, no local. Itens como carrinho de bebê, bengala e cadeira de rodas também são vetados.
"E o metrô de Salvador, que é contra Crocs!", disse um usuário do transporte na publicação original, que chegou a 50 mil curtidas. Nas respostas, um internauta publicou uma foto descumprindo a regra da CCR, empresa que administra o meio de transporte. "CCR Metrô não vai calar os Crockers".
e o metro de salvador que é contra crocs pic.twitter.com/a7WZBsnqyb
— mona de vdd (@monadovinho) December 5, 2022
Outra pessoa brincou: "O berro que eu dou toda vez que vejo essa pérola (no fundo, só queria entender o porquê)". "Nunca entendi esse aviso. Se tiver de Crocs, faz o quê, sobe descalço?", questionou outro, em tom de brincadeira. Uma internauta que não gosta do estilo do calçado aproveitou para deixar uma sugestão: "Nossa, podia ter em todos os estabelecimentos, viu". E ela não foi a única a vir com essa ideia: "Tinha que ter uma plaquinha assim para você parar de usar aquele Crocs horroroso".
SEGURANÇA
Para entender os motivos que levaram essa norma a ser criada, o Aratu On entrou em contato com a CCR. E a resposta veio: de acordo com a empresa, é uma questão importante de segurança, já que esse tipo de calçado pode levar a acidentes graves nas escadas rolantes - especialmente com crianças.
"A utilização daquele símbolo é para exemplificar aos clientes sobre o tipo do calçado que é emborrachado, e que pode causar acidente ao utilizar escadas rolantes. Este símbolo e o aviso são divulgadod amplamente em vários locais que tenham a escada rolante, como alerta de segurança para todos", detalhou a assessoria de imprensa da empresa.
Recentemente, vieram à tona diversos casos de crianças que se acidentaram em escadas rolantes enquanto usavam esse modelo de sapato. Uma das ocorrências mais recentes aconteceu em Dourado, no Mato Grosso do Sul, em outubro deste ano. A vítima foi uma menina de 5 anos, que precisou amputar um dedo do pé após sofrer um acidente em um shopping na cidade. De acordo com o registro da polícia, ela foi socorrida depois de prender o pé no aparelho.
Mas fique tranquilo, pois para quase tudo existe uma solução: caso você chegue em alguma estação de metrô em Salvador de Crocs, a recomendação da CCR é pegar o elevador ou usar as escadas.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!