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Natal do pistache: cremes, chocotones e sobremesas verdes dominaram as docerias no fim de ano

Sucesso da oleaginosa vem desde a Páscoa e foi a aposta de pequenas confeitarias, docerias de shopping e grandes franquias de chocolate

Por Da Redação

Natal do pistache: cremes, chocotones e sobremesas verdes dominaram as docerias no fim de anoCréditos da foto: Reprodução @kopenhagen_ / @vivagula / @nanesampaios
Seja em cremes, bombons, tortas ou doces, o pistache vem ganhando espaço nos cardápios das confeitarias brasileiras. Desde a Páscoa deste ano, essa oleaginosa viralizou nas redes sociais e vem se destacando entre os amantes de doces, chegando a ser considerado o novo "ninho e Nutella", tendência que ganhou o coração de muitos nos últimos anos.
@leonardoflakes Quem ai ama Pistache? Esse Ovo de Páscoa aqui é sensacional 😍 #páscoa #doces #chocolate ♬ som original - Leonardo Borges


Oito meses depois do sucesso de ovos de Páscoa de pistache, dezembro chegou e, com ele, um cardápio de Natal com sobremesas, doces e, claro, chocotones feitos com a oleaginosa para aproveitar a moda do momento. Seja em pequenas confeitarias, docerias de shopping ou grandes franquias de chocolate, o sabor dominou as vitrines e redes sociais das empresas. Mas será que a aposta valeu a pena para os empresários?
A confeiteira baiana Nane Sampaio conta que aderiu à tendência no Natal deste ano e diz que a procura atendeu às expectativas. O chocotone de pistache com geleia de frutas vermelhas e gotas de chocolate se tornou um dos mais vendidos do cardápio de Nane, que também tem opções de doce de leite e caramelo salgado.
"Foi um sabor que a gente lançou nesse Natal e ele nunca tinha passado pelo cardápio. Os clientes adoraram a novidade e atendeu muitas expectativas dessa aposta. Esse foi um ano que as pessoas demonstraram mais interesse pelo pistache, mas, agora no final do ano, realmente essa procura aumentou bastante e eu acho que tem muito a ver com a questão  do final do ano mesmo", destaca a confeiteira.
[caption id="attachment_276051" align="alignnone" width="740"] Divulgação / @nanesampaios[/caption]
Assim como Nane Sampaio, docerias de shoppings de Salvador, como Viva Gula e Priscila Diniz, também investiram no pistache para atrair clientes. Sócia da doceria Viva Gula, Letícia Ferreira conta que, após muitos pedidos de clientes, adicionou novos doces com a oleaginosa, como o cheesecake e o brigadeiro de pistache.
[caption id="attachment_276060" align="alignnone" width="740"] Reprodução / Freepik[/caption]
"Esse ano, a gente trouxe algumas novidades no cardápio e uma delas é o pistache. É um sabor muito solicitado pelos nossos clientes e a gente resolveu lançar esse ano. Entramos com um cheesecake maravilhoso de pistache e um docinho também de brigadeiro de pistache que vem superando as nossas expectativas nas vendas. A gente está muito feliz com sucesso desse sabor", afirma Letícia.
[caption id="attachment_276460" align="alignnone" width="740"] Divulgação / Viva Gula[/caption]
[caption id="attachment_276461" align="alignnone" width="740"] Divulgação / Viva Gula[/caption]
Além das pequenas confeitarias e das docerias de shoppings soteropolitanos, grandes franquias de chocolate também estão investindo na combinação de pistache com outros ingredientes em bombons, barras de chocolate e panetones. Foi o caso da Cacau Show, que lançou o chocotone de fondue de pistache. O doce é um chocotone acompanhado de um creme de chocolate branco com uma pasta da oleaginosa verde.



A Kopenhagen também apostou num panetone de brigadeiro de pistache como uma das novidades do cardápio de Natal desse ano. Franqueada das unidades da Kopenhagen em Salvador e Lauro Freitas, Joana Arcoverde conta que os clássicos da marca ainda são os mais vendidos, como o "Língua de Gato" e o "Mousse Cherry", mas garante que o panetone de pistache vem ganhando espaço.
"A gente tem percebido um apelo muito grande pelo panetone de damasco e o de pistache. Realmente performou muito bem porque o pistache tem sido uma verdadeira coqueluche. Diversos produtos estão sendo desenvolvidos à base de pistache porque realmente é o sabor da moda. Então as pessoas têm procurado bastante", conta Joana.
[caption id="attachment_276463" align="alignnone" width="740"] Divulgação / @kopenhagen_[/caption]
PRÓXIMA TENDÊNCIA
Para as empresárias entrevistadas, o pistache deve continuar forte por um tempo, especialmente pela versatilidade. "O pistache é maravilhoso. Ele tem possibilidades infinitas, vai do doce ao salgado e sempre cai bem por tem um sabor único e marcante", diz Letícia, da Viva Gula. Apesar disso, ela já enxerga uma nova tendência: as frutas vermelhas.
"O sabor e o frescor das frutas vermelhas já vêm atraindo muito o nosso público", revela a empresária. Nane Sampaio também já percebeu a preferência e uniu o pistache com uma geleia artesanal dessas frutas num chocotone. Na proposta da baiana, a mistura do azedinho das frutas com a oleaginosa da moda também ganha o adocicado do chocolate, sabor preferido pelas crianças.
ORIGEM
Mesmo fazendo sucesso entre os brasileiros, o pistache não é produzido no Brasil devido ao clima nada favorável para a plantação da semente. As plantas precisam de uma temperatura fria e, por isso, as oleaginosas são mais comuns em países como Líbano, Turquia, Índia, Irã e Afeganistão. A comercialização é ainda maior na Itália, Austrália, Novo México e Estados Unidos, principalmente no estado da Califórnia.
LEIA MAIS: Shopping Barra recebe a pré-estreia de ‘Mamonas Assassinas: o filme’, nesta terça-feira (19)
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