Natal do pistache: cremes, chocotones e sobremesas verdes dominaram as docerias no fim de ano
Sucesso da oleaginosa vem desde a Páscoa e foi a aposta de pequenas confeitarias, docerias de shopping e grandes franquias de chocolate
Créditos da foto: Reprodução @kopenhagen_ / @vivagula / @nanesampaios
Seja em cremes, bombons, tortas ou doces, o pistache vem ganhando espaço nos cardápios das confeitarias brasileiras. Desde a Páscoa deste ano, essa oleaginosa viralizou nas redes sociais e vem se destacando entre os amantes de doces, chegando a ser considerado o novo "ninho e Nutella", tendência que ganhou o coração de muitos nos últimos anos.
Oito meses depois do sucesso de ovos de Páscoa de pistache, dezembro chegou e, com ele, um cardápio de Natal com sobremesas, doces e, claro, chocotones feitos com a oleaginosa para aproveitar a moda do momento. Seja em pequenas confeitarias, docerias de shopping ou grandes franquias de chocolate, o sabor dominou as vitrines e redes sociais das empresas. Mas será que a aposta valeu a pena para os empresários?
A confeiteira baiana Nane Sampaio conta que aderiu à tendência no Natal deste ano e diz que a procura atendeu às expectativas. O chocotone de pistache com geleia de frutas vermelhas e gotas de chocolate se tornou um dos mais vendidos do cardápio de Nane, que também tem opções de doce de leite e caramelo salgado.
"Foi um sabor que a gente lançou nesse Natal e ele nunca tinha passado pelo cardápio. Os clientes adoraram a novidade e atendeu muitas expectativas dessa aposta. Esse foi um ano que as pessoas demonstraram mais interesse pelo pistache, mas, agora no final do ano, realmente essa procura aumentou bastante e eu acho que tem muito a ver com a questão do final do ano mesmo", destaca a confeiteira.
[caption id="attachment_276051" align="alignnone" width="740"] Divulgação / @nanesampaios[/caption]
Assim como Nane Sampaio, docerias de shoppings de Salvador, como Viva Gula e Priscila Diniz, também investiram no pistache para atrair clientes. Sócia da doceria Viva Gula, Letícia Ferreira conta que, após muitos pedidos de clientes, adicionou novos doces com a oleaginosa, como o cheesecake e o brigadeiro de pistache.
[caption id="attachment_276060" align="alignnone" width="740"] Reprodução / Freepik[/caption]
"Esse ano, a gente trouxe algumas novidades no cardápio e uma delas é o pistache. É um sabor muito solicitado pelos nossos clientes e a gente resolveu lançar esse ano. Entramos com um cheesecake maravilhoso de pistache e um docinho também de brigadeiro de pistache que vem superando as nossas expectativas nas vendas. A gente está muito feliz com sucesso desse sabor", afirma Letícia.
[caption id="attachment_276460" align="alignnone" width="740"] Divulgação / Viva Gula[/caption]
[caption id="attachment_276461" align="alignnone" width="740"] Divulgação / Viva Gula[/caption]
Além das pequenas confeitarias e das docerias de shoppings soteropolitanos, grandes franquias de chocolate também estão investindo na combinação de pistache com outros ingredientes em bombons, barras de chocolate e panetones. Foi o caso da Cacau Show, que lançou o chocotone de fondue de pistache. O doce é um chocotone acompanhado de um creme de chocolate branco com uma pasta da oleaginosa verde.
A Kopenhagen também apostou num panetone de brigadeiro de pistache como uma das novidades do cardápio de Natal desse ano. Franqueada das unidades da Kopenhagen em Salvador e Lauro Freitas, Joana Arcoverde conta que os clássicos da marca ainda são os mais vendidos, como o "Língua de Gato" e o "Mousse Cherry", mas garante que o panetone de pistache vem ganhando espaço.
"A gente tem percebido um apelo muito grande pelo panetone de damasco e o de pistache. Realmente performou muito bem porque o pistache tem sido uma verdadeira coqueluche. Diversos produtos estão sendo desenvolvidos à base de pistache porque realmente é o sabor da moda. Então as pessoas têm procurado bastante", conta Joana.
[caption id="attachment_276463" align="alignnone" width="740"] Divulgação / @kopenhagen_[/caption]
PRÓXIMA TENDÊNCIA
Para as empresárias entrevistadas, o pistache deve continuar forte por um tempo, especialmente pela versatilidade. "O pistache é maravilhoso. Ele tem possibilidades infinitas, vai do doce ao salgado e sempre cai bem por tem um sabor único e marcante", diz Letícia, da Viva Gula. Apesar disso, ela já enxerga uma nova tendência: as frutas vermelhas.
"O sabor e o frescor das frutas vermelhas já vêm atraindo muito o nosso público", revela a empresária. Nane Sampaio também já percebeu a preferência e uniu o pistache com uma geleia artesanal dessas frutas num chocotone. Na proposta da baiana, a mistura do azedinho das frutas com a oleaginosa da moda também ganha o adocicado do chocolate, sabor preferido pelas crianças.
ORIGEM
Mesmo fazendo sucesso entre os brasileiros, o pistache não é produzido no Brasil devido ao clima nada favorável para a plantação da semente. As plantas precisam de uma temperatura fria e, por isso, as oleaginosas são mais comuns em países como Líbano, Turquia, Índia, Irã e Afeganistão. A comercialização é ainda maior na Itália, Austrália, Novo México e Estados Unidos, principalmente no estado da Califórnia.
LEIA MAIS: Shopping Barra recebe a pré-estreia de ‘Mamonas Assassinas: o filme’, nesta terça-feira (19)
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!
@leonardoflakes Quem ai ama Pistache? Esse Ovo de Páscoa aqui é sensacional 😍 #páscoa #doces #chocolate ♬ som original - Leonardo Borges
Oito meses depois do sucesso de ovos de Páscoa de pistache, dezembro chegou e, com ele, um cardápio de Natal com sobremesas, doces e, claro, chocotones feitos com a oleaginosa para aproveitar a moda do momento. Seja em pequenas confeitarias, docerias de shopping ou grandes franquias de chocolate, o sabor dominou as vitrines e redes sociais das empresas. Mas será que a aposta valeu a pena para os empresários?
A confeiteira baiana Nane Sampaio conta que aderiu à tendência no Natal deste ano e diz que a procura atendeu às expectativas. O chocotone de pistache com geleia de frutas vermelhas e gotas de chocolate se tornou um dos mais vendidos do cardápio de Nane, que também tem opções de doce de leite e caramelo salgado.
"Foi um sabor que a gente lançou nesse Natal e ele nunca tinha passado pelo cardápio. Os clientes adoraram a novidade e atendeu muitas expectativas dessa aposta. Esse foi um ano que as pessoas demonstraram mais interesse pelo pistache, mas, agora no final do ano, realmente essa procura aumentou bastante e eu acho que tem muito a ver com a questão do final do ano mesmo", destaca a confeiteira.
[caption id="attachment_276051" align="alignnone" width="740"] Divulgação / @nanesampaios[/caption]
Assim como Nane Sampaio, docerias de shoppings de Salvador, como Viva Gula e Priscila Diniz, também investiram no pistache para atrair clientes. Sócia da doceria Viva Gula, Letícia Ferreira conta que, após muitos pedidos de clientes, adicionou novos doces com a oleaginosa, como o cheesecake e o brigadeiro de pistache.
[caption id="attachment_276060" align="alignnone" width="740"] Reprodução / Freepik[/caption]
"Esse ano, a gente trouxe algumas novidades no cardápio e uma delas é o pistache. É um sabor muito solicitado pelos nossos clientes e a gente resolveu lançar esse ano. Entramos com um cheesecake maravilhoso de pistache e um docinho também de brigadeiro de pistache que vem superando as nossas expectativas nas vendas. A gente está muito feliz com sucesso desse sabor", afirma Letícia.
[caption id="attachment_276460" align="alignnone" width="740"] Divulgação / Viva Gula[/caption]
[caption id="attachment_276461" align="alignnone" width="740"] Divulgação / Viva Gula[/caption]
Além das pequenas confeitarias e das docerias de shoppings soteropolitanos, grandes franquias de chocolate também estão investindo na combinação de pistache com outros ingredientes em bombons, barras de chocolate e panetones. Foi o caso da Cacau Show, que lançou o chocotone de fondue de pistache. O doce é um chocotone acompanhado de um creme de chocolate branco com uma pasta da oleaginosa verde.
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A Kopenhagen também apostou num panetone de brigadeiro de pistache como uma das novidades do cardápio de Natal desse ano. Franqueada das unidades da Kopenhagen em Salvador e Lauro Freitas, Joana Arcoverde conta que os clássicos da marca ainda são os mais vendidos, como o "Língua de Gato" e o "Mousse Cherry", mas garante que o panetone de pistache vem ganhando espaço.
"A gente tem percebido um apelo muito grande pelo panetone de damasco e o de pistache. Realmente performou muito bem porque o pistache tem sido uma verdadeira coqueluche. Diversos produtos estão sendo desenvolvidos à base de pistache porque realmente é o sabor da moda. Então as pessoas têm procurado bastante", conta Joana.
[caption id="attachment_276463" align="alignnone" width="740"] Divulgação / @kopenhagen_[/caption]
PRÓXIMA TENDÊNCIA
Para as empresárias entrevistadas, o pistache deve continuar forte por um tempo, especialmente pela versatilidade. "O pistache é maravilhoso. Ele tem possibilidades infinitas, vai do doce ao salgado e sempre cai bem por tem um sabor único e marcante", diz Letícia, da Viva Gula. Apesar disso, ela já enxerga uma nova tendência: as frutas vermelhas.
"O sabor e o frescor das frutas vermelhas já vêm atraindo muito o nosso público", revela a empresária. Nane Sampaio também já percebeu a preferência e uniu o pistache com uma geleia artesanal dessas frutas num chocotone. Na proposta da baiana, a mistura do azedinho das frutas com a oleaginosa da moda também ganha o adocicado do chocolate, sabor preferido pelas crianças.
ORIGEM
Mesmo fazendo sucesso entre os brasileiros, o pistache não é produzido no Brasil devido ao clima nada favorável para a plantação da semente. As plantas precisam de uma temperatura fria e, por isso, as oleaginosas são mais comuns em países como Líbano, Turquia, Índia, Irã e Afeganistão. A comercialização é ainda maior na Itália, Austrália, Novo México e Estados Unidos, principalmente no estado da Califórnia.
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