Fobia de barata? Hipnólogo realiza hipnose ao vivo e cura medo de barata no programa Cidade Aratu
A hipnose é uma técnica utilizada em diversos tratamentos terapêuticos. "Seja de fobia, de medo, ansiedade, pânico, depressão, controle da dor, melhora os sistema imunológico de pacientes oncológicos".
Já imaginou ter um medo muito grande e conseguir superá-lo como em um "passe de mágica"? Nesta sexta-feira (2/9), o especialista em hipnose clínica Diego Wildberger, participou do programa Cidade Aratu e mostrou, ao vivo, suas técnicas para curar fobia de insetos.
Claramente, não estamos falando de mágica nenhuma. De acordo com Wildberger, a hipnose é uma técnica utilizada em diversos tratamentos terapêuticos. "Seja de fobia, de medo, ansiedade, pânico, depressão, controle da dor, melhora os sistema imunológico de pacientes oncológicos. Não somente no tratamento terapêutico nas questões emocionais, mas também para o aumento de performance de atores, de atletas, de executivos. É uma técnica onde a gente consegue fazer um condicionamento mental, uma reprogramação dentro da mente, para que a pessoa venha a ter uma vida mais livre", explica.
PROCEDIMENTO
Para mostrar, na prática, como o procedimento funciona, uma estagiária de jornalismo do Aratu On, que tem - ou tinha - fobia de baratas, topou o desafio de ser hipnotizada pelo profissional, que prometeu que ela conseguiria segurar o inseto em sua mãos, sem medo.
Diego explicou que dá para saber quando uma fobia é verdadeira quando alguém tem medo do animal ou inseto, mesmo quando ele não é verdadeiro. Ou seja: quando a pessoa sente medo ou nojo de uma imagem que representa o bicho e tem repulsa sobre aquilo, entra na configuração de fobia. "A pessoa não sabe distinguir o que é real ou imaginário. Então, só a foto de algo que gera fobia, é suficiente para causar medo", afirma Diego Wildberger.
Com a estagiária sentada em uma cadeira, pronta para ser hipnotizada, Wildberger explica mais um detalhe importante. "É interessante a gente dizer que ninguém fica inconsciente quando está hipnotizado. Ninguém vai para outro mundo e ninguém fica a mercê do controle de ninguém. É uma técnica terapêutica que gente aplica uma linguagem que vai ressignificar essa fobia".
Em seguida, o terapeuta pede para a estagiária se sentar de forma confortável, com os dois pés no chão e as duas mãos sobre as penas. Logo, ele aponta o dedo indicador para o alto e pede para que ela olhe fixamente para ele e respire fundo. Depois, diz para que ela segure o ar e alguns segundos depois pede para que expire. Wildberger repete esse processo por uma segunda vez e logo, quando o alvo do teste solta o ar, o restante do corpo entra em um processo profundo de relaxamento. Neste momento, com os olhos fechados, Diego lhe diz algumas palavras.
"Você vai sentir o seu corpo bem pesado e solto. Eu sei que existe algo ai dentro que realmente incomodava. Eu sei que existe algo que realmente mexe com você, que faz com que você se sinta ansiosa, com vontade de fugir e de correr. Mas, eu sei também, que existem vários medos que já foram superados em sua vida".
Após mais algumas etapas do processo, a estagiária finalmente abre os olhos e a hora da verdade chega. Será que o medo de barata realmente foi embora? Surpreendentemente, a pessoa que não conseguia nem ver a imagem do inseto, o pega na mão e, quando perguntada como está se sentindo diz estar tudo bem.
Em um momento descontraído, rindo, ela diz que a barata é "bonitinha". Por fim, Diego Wildberger finaliza dizendo que o medo foi curado para o resto da vida. "Ela não esta hipnotizada. A hipnose já aconteceu, já resolveu! Agora, é a Flávia que está aqui. O pessoal pensa: 'ah, vou ficar hipnotizado'. Mas o processo de hipnose é rápido, para resolver a situação", concluiu.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!