Dia Nacional do Pudim: qual a origem de um dos doces mais tradicionais do Brasil?

Segundo estudiosos, não há dados suficientes que comprovem de forma concreta a origem da iguaria

Por Flávia Alexandre.

Dia Nacional do Pudim: qual a origem de um dos doces mais tradicionais do Brasil?ilustrativa/ Pixabay

Feito com pão, leite, leite condensado, coco, com furinho ou sem, mas sempre com uma deliciosa calda caramelizada. Seja qual for o preparo, o pudim é uma das sobremesas mais presentes nas mesas das famílias e cozinhas brasileiras. Tornou-se tão tradicional que nesta segunda-feira (22/5), é comemorado o Dia do Pudim.

Segundo estudiosos, não há dados suficientes que comprovem de forma concreta a origem da iguaria. Os portugueses, no entanto, afirmam que a sobremesa foi criada dentro dos conventos portuguesas, em meados do século XVI e era fabricado a base de leite integral.

Outra história conta que o pudim foi inventado por um abade português (cargo religioso acima dos monges). De acordo com histórias populares, o homem não divulgava sua receita, até então secreta, para ninguém que o perguntava sobre o assunto. O doce teria feito tanto sucesso entre os populares que ele propôs uma competição com outros confeiteiros da região, a fim de testar se algum deles conseguiria reproduzir a receita com a perfeição.

Ninguém conseguiu fazer o pudim perfeitamente igual. Porém, já havia uma ideia de como chegar a uma proximidade da receita original, que só foi revelada após a morte do abade, quando seu caderno de receitas foi encontrado.

Pudim de leite condensado

O livro "Cozinheiro Imperial" foi o primeiro exemplar de receitas editado no Brasil, em 1840. Nele que aparece, pela primeira vez, uma receita de pudim feita com nata.  

Em territórios brasileiros, o pudim de leite condensado é o mais famoso. Esse produto, inclusive, foi criado pelo americano Gail Borden. O alimento era utilizado como "ração militar" durante a Guerra Civil Americana.

Anteriormente, o pudim era preparado com ovos, farinha, açúcar, leite e favas de baunilha. Mais uma vez, a receita era muito apreciada por todos nas cidades de Portugal. Porém, com o passar do tempo, as receitas foram evoluindo e, após o surgimento do leite condensado, houve a ideia de acrescentar este ingrediente à receita original.

Por fim, o sabor do doce ficou mais adocicado que a primeira versão. Hoje em dia, existem diversas versões da sobremesa, com sabores diversos, de chocolate, maracujá, nozes, morango e outros.

Confira, abaixo, uma receita comum de pudim* Ingredientes: 1 xícara (chá) de açúcar 1/2 xícara (chá) de água quente 1 caixa (395g) de leite condensado 2 medidas (da lata) de leite líquido (790 ml) 3 ovos Modo de preparo: Calda - Em uma panela de fundo largo, derreta o açúcar até ficar dourado; - Junte a água quente e mexa com uma colher; - Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar; - Forre com a calda uma forma com furo central (19 cm de diâmetro) e reserve Pudim - Em um liquidificador, bata todos os ingredientes do pudim e despeje na forma reservada; - Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), em banho-maria, por cerca de 1 hora e 30 minutos; - Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas; - Desenforme e sirva a seguir *Fonte: Receitas Nestlè

LEIA MAIS: Rodoviários publicam decisão sobre greve de ônibus em Salvador a partir de quinta-feira

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.