Curiosidades

Brasileiros foram ao Google saber se poderiam beber álcool após a vacinação: veja pesquisa

Levantamento levou em conta apenas as frases interrogativas buscadas após 17 de janeiro, data em que teve início a imunização no Brasil. 

Por Da Redação

Brasileiros foram ao Google saber se poderiam beber álcool após a vacinação: veja pesquisa Créditos da foto: Pixabay

Que o ano de 2021 foi marcado por incertezas, todo mundo pode confirmar. Porém, a dúvida maior dos brasileiros foi, no mínimo, interessante: "pode beber depois da vacina?". Esta foi a frase interrogativa mais buscada no Google durante o ano desde 17 de janeiro, data em que teve início a imunização no Brasil.


O interesse em beber foi tão grande que a frase foi 36% mais pesquisada que a segunda dúvida mais popular sobre o imunizante: “qual a melhor vacina?”. A descoberta foi feita em um levantamento da plataforma de Buscas para o G1 sobre as buscas mais realizadas desde o início da campanha de imunização no Brasil.


LEIA MAIS: Salvador é a campeã no consumo de bebidas alcoólicas no Brasil; mulheres da cidade também bebem mais


VACINA


O Google classificou 100 frases mais pesquisadas em algumas categorias e identificou que 44 delas estavam relacionadas a aspectos práticos da vacinação, incluindo “onde tomar vacina?” ou “quando vou ser vacinado?”. Em seguida, as pessoas queriam saber as regras para se vacinar, com questões como “o que é comorbidade?” e “quem teve covid pode tomar vacina?”.


LEIA MAIS: Aratu On Explica: saiba o que são comorbidades e por que são prioridades para a vacina


LEIA MAIS: Vacina é a cura para a Covid-19? O Aratu On explica o funcionamento e a importância do processo de imunização


A terceira categoria mais frequente inclui termos sobre o andamento da campanha no Brasil (“como está a vacinação no brasil”) e sobre as vacinas disponíveis (“quais são as vacinas do Covid”). O cadastro para receber o imunizante reuniu 11 das 100 perguntas mais pesquisadas e continha termos que pouco pareciam relacionados com a imunização, como “o que é logradouro” – termo usado para pedir o endereço dos cidadãos, como "rua" ou "avenida".


Por fim, a quinta categoria com mais dúvidas estava relacionada com as possíveis reações à vacina, com nove perguntas dentre as 100 mais pesquisadas. As pessoas queriam saber “o que tomar para reação da vacina” e “dor no braço vacina Pfizer o que fazer”.


Em 2021, as consultas por “comorbidade” cresceram 730% na comparação com 2020, enquanto as consultas por “puérperas” subiram 65%. Já as por “logradouro” cresceram 36% e as por “imunossuprimidos”, 33%.


O QUE É?


Em outro levantamento, dessa vez feito pelo BuzzFeed, outras perguntas não relacionadas a vacinação e sim sobre termos curiosos foram listadas. A primeira delas foi "o que é cringe?", gíria que tomou conta das redes sociais durante o ano.


Em segundo lugar ficou a dúvida sobre "o que é basculho?", por conta da briga entre os participantes Gil e Pocah no BBB 2021. Depois, apareceu a pergunta "o que aconteceu com o WhatsApp" no dia em que todas as redes sociais pararam de funcionar.


A morte de Marília Mendonça também foi um fator importante. "O que é politraumatismo", causa de morte da cantora, ficou em quarto na lista de perguntas. Em quinto, um termo ainda mais diferente: "o que é gelontologia?", perguntaram os internautas. O pico de acessos foi durante o programa Domingo Legal, do SBT, que fez o mesmo questionamento em um game.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.