AO VIVO Últimas Notícias
01/11/2023 16h00 | Atualizado em 01/11/2023 15h34

É estranho? Saiba por que algumas pessoas gostam do cheiro de gasolina

Odor da gasolina agrada diversas pessoas por conta do benzeno, composto facilmente percebido pelo olfato humano

É estranho? Saiba por que algumas pessoas gostam do cheiro de gasolina Foto: Reprodução / Freepik
Ananda Costa

É comum conhecer pessoas que gostam do cheiro de gasolina quando chegam para abastecer o veículo em um posto de combustível. Mas, será que isso é normal? O que esse cheiro pode causar no cérebro da pessoa? Por que muitas pessoas gostam desse odor?

Mesmo sendo algo estranho, as pessoas acham o odor do combustível agradável devido ao composto do benzeno que está presente na gasolina. Esse composto químico é facilmente detectado pelo olfato humano, mesmo que em pequenas quantidades. O benzeno é tão atrativo que, em 1800, ele estava presente em produtos cosméticos tanto para homens, como loções para barba, quanto para mulheres, como em artigos de higiene.

Além disso, de acordo com pesquisas, um dos principais motivos para que o cheiro agrade algumas pessoas é por conta das memórias que podem estar relacionadas a momentos, como viagens de carro em família, atividades como cortar a grama ou qualquer outro momento relacionado a algo motorizado que necessite da gasolina.

No entanto, mesmo trazendo a lembrança de momentos bons, é importante não exagerar na inalação da gasolina, já que possui diversos compostos químicos que podem causar irritação nas vias respiratórias, tonturas, dores de cabeça e outros problemas mais prejudiciais a saúde. O recomendado para essas pessoas é o uso de velas aromáticas ou aromas para ambientes.

LEIA MAIS: Reutilização de garrafas de plástico descartáveis pode causar problemas à saúde, indica estudo canadense

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!