Comeria carne de mamute? Empresa recria iguaria em laboratório
A novidade, que prova que é possível consumir proteína animal sem abate, foi apresentada na noite de terça-feira (28/3) no museu de ciências Nemo, de Amsterdã
Já pensou em fazer um almoço com carne de mamute, animal extinto há 4 mil anos, como prato principal? Graças a biotecnologia, isso já é possível. Recentemente, a carne de mamute foi recriada em laboratório pela Vow, uma empresa australiana de alimentos e cultivo de carne. As informações são do Uol.
A novidade, que prova que é possível consumir proteína animal sem abate, foi apresentada na noite de terça-feira (28/3) no museu de ciências Nemo, de Amsterdã.
Para chegar a esse resultado, foi necessário o uso de muita tecnologia: o produto foi feito com a sequência de DNA da mioglobina de mamute, a proteína muscular que dá sabor à carne. Além disso, foi usado DNA de elefante e em células-tronco de uma ovelha.
Em entrevista ao The Guardian, o professor Ernst Wolvetang, do Instituto Australiano de Bioengenharia da Universidade de Queensland, que trabalhou em parceria com a empresa, disse que o processo foi simples. "Foi ridiculamente fácil e rápido. Fizemos isso em algumas semanas. Inicialmente, a ideia era produzir carne de dodô, mas as sequências de DNA necessárias não existem".
Porém, por mais que o experimento tenha dado certo, ainda não se sabe quando essa iguaria poderá ir para as nossas mesas. "Não vemos essa proteína há milhares de anos. Portanto, não temos ideia de como nosso sistema imunológico reagiria quando o comêssemos. Mas se fizéssemos de novo, certamente poderíamos fazê-lo de uma maneira que o tornasse mais palatável para os órgãos reguladores", explicou Wolvetang.
Mas, outro produto criado pela empresa, a codorna japonesa, já deve chegar aos restaurantes de Cingapura ainda neste ano.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!