Salvador sedia primeiro Encontro de Bibliotecas Comunitárias do Nordeste, na próxima semana

Por Da Redação.

Salvador sedia primeiro Encontro de Bibliotecas Comunitárias do Nordeste, na próxima semanaIlustrativa/Pexels

Salvador sedia, na próxima terça-feira (10/5), o I Encontro de Bibliotecas Comunitárias - Nordeste. O evento gratuito é realizado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) e será das 14h às 18h, com transmissão ao vivo, em formato híbrido pelo canal do Youtube da FGM, e presencial, no Teatro Gregório de Mattos (sujeito a lotação do espaço). 

ENCONTRO-BIBLIOTECAS

O Encontro tem por objetivo apresentar o trabalho que as bibliotecas comunitárias realizam junto às comunidades, bem como sua relevância nesses locais, além de discutir o desenvolvimento de ações que visem fortalecer o segmento e a criação de mais políticas públicas voltadas para o setor. 

Participarão do evento representantes da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), Talles Azigonda, da Biblioteca Livro Livre Curió, de Fortaleza/CE;  Maria Betânia Andrade, da Biblioteca Popular do Coque, de Recife/PE e Narlize Costa, da  Biblioteca Comunitária Semente Literária, da Rede Ilha Literária de São Luís/MA. A  Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador (RBCS) vai ser representada por  Zanilza Ventura, da Biblioteca Comunitária Tia Jana, em Águas Claras e Solange Sousa, da Biblioteca Comunitária Clementina de Jesus, em Alagados.

Para Jane Palma, Gerente de Biblioteca e Promoção do Livro e Leitura (GEBIB), da FGM, “estou há quase cinco anos à frente da GEBIB e, no uso das atribuições, realizamos atividades culturais como: oficinas de formação de agentes de leitura, ciranda literária, concursos de poesia, encontros com escritores, oficinas culturais, exposições fotográficas e literárias, palestras e seminários educativos, tudo isso, indo em escolas, praças, nas bibliotecas municipais geridas pela FGM e nas comunitárias.” 

Palma complementa, informando que, “nessa trajetória foi possível constatar os inúmeros projetos e ações realizados pelas Bibliotecas Comunitárias, a relação com a comunidade onde estão inseridas e a contribuição para desenvolvimento do raciocínio através das atividades lúdicas de cada uma delas. A partir daí, recebemos alguns pleitos da RNBC, e vimos, além do volume de ações que desenvolvem, o quanto essa rede é engajada, atuante e determinada. Hoje, começamos mais uma ação, com viés estruturante, que acreditamos, ajudar muito em todo esse processo de construção.”.

LEIA MAIS: Avenida Sexy: coração de Salvador bombeia tesão com pênis de borracha e sugadores de clitóris - somente para maiores

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.