Salvador sedia primeiro Encontro de Bibliotecas Comunitárias do Nordeste, na próxima semana
Salvador sedia, na próxima terça-feira (10/5), o I Encontro de Bibliotecas Comunitárias - Nordeste. O evento gratuito é realizado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) e será das 14h às 18h, com transmissão ao vivo, em formato híbrido pelo canal do Youtube da FGM, e presencial, no Teatro Gregório de Mattos (sujeito a lotação do espaço).
O Encontro tem por objetivo apresentar o trabalho que as bibliotecas comunitárias realizam junto às comunidades, bem como sua relevância nesses locais, além de discutir o desenvolvimento de ações que visem fortalecer o segmento e a criação de mais políticas públicas voltadas para o setor.
Participarão do evento representantes da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), Talles Azigonda, da Biblioteca Livro Livre Curió, de Fortaleza/CE; Maria Betânia Andrade, da Biblioteca Popular do Coque, de Recife/PE e Narlize Costa, da Biblioteca Comunitária Semente Literária, da Rede Ilha Literária de São Luís/MA. A Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador (RBCS) vai ser representada por Zanilza Ventura, da Biblioteca Comunitária Tia Jana, em Águas Claras e Solange Sousa, da Biblioteca Comunitária Clementina de Jesus, em Alagados.
Para Jane Palma, Gerente de Biblioteca e Promoção do Livro e Leitura (GEBIB), da FGM, “estou há quase cinco anos à frente da GEBIB e, no uso das atribuições, realizamos atividades culturais como: oficinas de formação de agentes de leitura, ciranda literária, concursos de poesia, encontros com escritores, oficinas culturais, exposições fotográficas e literárias, palestras e seminários educativos, tudo isso, indo em escolas, praças, nas bibliotecas municipais geridas pela FGM e nas comunitárias.”
Palma complementa, informando que, “nessa trajetória foi possível constatar os inúmeros projetos e ações realizados pelas Bibliotecas Comunitárias, a relação com a comunidade onde estão inseridas e a contribuição para desenvolvimento do raciocínio através das atividades lúdicas de cada uma delas. A partir daí, recebemos alguns pleitos da RNBC, e vimos, além do volume de ações que desenvolvem, o quanto essa rede é engajada, atuante e determinada. Hoje, começamos mais uma ação, com viés estruturante, que acreditamos, ajudar muito em todo esse processo de construção.”.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!