Cultura

Projeto promove apresentação cultural com idosas no Mercado São Miguel, em Salvador

Cerca de 60 idosas, com idade a partir de 60 anos, participam do coral

Por Bruna Castelo Branco

Projeto promove apresentação cultural com idosas no Mercado São Miguel, em SalvadorCréditos da foto: divulgação

Neste sábado (10/12), o Mercado São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, receberá uma programação cultural especial. As idosas do coral Senhoras da Angola, do projeto Convivendo e Aprendendo da comunidade do Nordeste de Amaralina, em Salvador, realizarão no espaço, a partir das 16h, uma apresentação aberta ao público com cantigas de capoeira. O projeto é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e o Parque Social.


A apresentação faz parte das aulas de capoeira idealizadas pelo projeto. "Com a questão da idade e mobilidade, essas idosas não podem realizar aulas de capoeira. Então, houve um estudo sobre a história da arte-luta, seus movimentos e ritmos, sendo construído o coral com as cantigas da capoeira Angola", disse a coordenadora da ação, Maria Luísa Passos.


Cerca de 60 idosas, com idade a partir de 60 anos, participam do coral. A apresentação, que terá tempo médio de 25 minutos, contará com seis canções e fará parte da roda de capoeira que acontece aos sábados no Mercado São Miguel.


Moradora do bairro de Brotas, Maria Célia Silva Santos, de 69 anos, não esconde emoção ao falar sobre a iniciativa. "Participo há anos, esse projeto é tudo para a minha vida. Através dele tive e continuo tendo grandes oportunidades de convívio com outras pessoas,é uma terapia para mim".


A aposentada se diz ansiosa para a apresentação de sábado. "Tenho certeza que eu e minhas colegas faremos uma apresentação belíssima com canções corriqueiras da capoeira", completou.


O PROJETO


O projeto Convivendo e Aprendendo proporciona espaço de convivência social para fortalecer os vínculos familiares e comunitários de crianças, adolescentes, jovens e idosos, incentivando a socialização, integração e participação em atividades que promovam aprendizado e empoderamento de uma maneira lúdica e criativa. O projeto vem sendo desenvolvido nas comunidades do Pelourinho, Nordeste de Amaralina, Bairro da Paz, Pau da Lima e Cajazeiras.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.